Notícias de Jovens Com Uma Missão.

Artigos

Que são Povos Não Alcançados ?

Que são Povos Não Alcançados ?

Um povo é um grupo significativamente grande de indivíduos que entendem ter uma afinidade comum uns pelos outros. Eles compartilham a mesma linguagem, religião, etnia, localidade, ocupação, ou mesmo um combinado disto. Um povo tem um nome é apto para ocupar um local.

O termo Não Alcançado ou Não Evangelizado surgiu para definir um grupo de indivíduos no qual não há uma comunidade nativa de crentes (cristãos) capazes de evangeliza-lo. Muitos destes grupos não tem conhecimento de quem é Deus. Não conhecem a Jesus, seu filho e desconhecem a necessidade de salvação. Alguns destes grupos não tem sequer uma estrutura de linguagem escrita formada, não lêem nem escrevem em seus próprios idiomas. Já outros possuem uma bem dividida estrutura social, dominam a escrita e possuem uma forte e milenar estrutura religiosa.

O que se requer para evangelizar estes grupo de povos não alcançados ?
Oração, iniciativa e treinamento adequado entre outras coisas. Não existe um manual com respostas prontas ou receitas mirabolantes, (muito embora existam procedimentos comuns) pois cada grupo não alcançado, possui barreiras e problemas únicos a serem vencidos. Para cada um destes existem estratégias e oportunidades específicas a serem buscadas, antes que o alcance efetivo seja posto em ação. São oportunidades e estratégias percebidas principalmente no lugar de oração, e lá vencidas em primeira instância. Estes grupos permanecem inalcançados ou ocultos porque são verdadeiramente difíceis de se alcançar, do contrário a tarefa já teria sido terminada. Por outro lado uma intervenção maior por parte das igrejas se faz necessária, investindo em iniciativas missionárias voltadas ao alcance destes grupos. Parcerias entre agências e igrejas acabam surgindo como resposta a esta lacuna de influência que encontramos na história da Igreja.

Hoje o número exato dos grupos de povos não alcançados varia de acordo com as definições. Podem ser categorizados em mega ou mini povos, povos minoritários, povo etnolingüístico, povo socio-econômico etc. O Movimento AD 2000 considerava não alcançados, povos com uma população superior a 10.000 pessoas, o que colocaria dentro desta categoria no Brasil, apenas os ribeirinhos amazônicos. Outras , pelo menos, 130 diferentes tribos ficariam de fora, e cerca de 50 delas nunca foram de fato contactadas ainda pelo homem branco. Estima-se no mundo todo mais de 10.000 grupos.

A lista de quem são os não alcançados é imensa, e passa por todos os continentes, grandes metrópoles, vilarejos, aldeias e tribos. Eles não estão apenas em lugares de difícil acesso como a maioria de nós imagina. Algumas vezes é possível encontrar grupos inteiros, isolados por barreiras idiomáticas ou culturais. Quem sabe, num lugar bem próximo a você que lê este texto agora.

Entretanto os propósitos de Deus para as nações são imutáveis e verdadeiros. Elas estarão representadas no grande dia diante do trono. Precisamos orar e alcançar estes povos, pois esta foi a ordem Jesus : fazer discípulos de todas as nações. Que assim seja.

Fontes
Manual de Intercessão, PráMidia publicações, p.14-1998
Revista IDE – nº 22, p. 06 – 1999

JOCUM BRASIL Comunicação trabalha para conectar você ao mundo missionário, e é entre outras coisas responsável por este Website.

24 Comentários para “Que são Povos Não Alcançados ?”

  • felix bassini disse:

    a 10 anos atras eu tive a oportunidade de ter em minhas mão o livro alem das pocibilidades ; onde ontava os relatos e as provisoes de Deus na vida dos irmaos na chegada da obra maravilhosa que é a jocum; eu gostaria de saber como posso adiquirir este levro pois vou ate levar nas livrarias evangelicas de minha cidade para divulgar o conteudo maravilhoso que é este livro por favor entre em contato comigo agradeço e a as provisoes do senhor sempre seja pontual na vida de todos

  • Comunicação JOCUM Brasil disse:

    Olá Felix.
    Obrigado pela visita e comentário. O livro é vendido em vários lugares do Brasil. Visite por exemplo: http://www.jocumdf.org (http://www NULL.jocumdf NULL.org) que é o Site da Base de Brasília. Eles tem o livro a disposição.
    Abraços,

  • elizene disse:

    sou uma missionária, levando a palavra do Senhor.. estou orando pelos povos não alcançados.

  • Regina Rocha disse:

    missões esse é clamor que estar no coração de DEUS,e quero viver esse sonho a cada dia, tenho colocado na sua PRESENÇA esse desejo de fazer MISSÕES nos 4canto da TERRA de ser usada por esse GRANDE DEUS, ESPIRITO SANTO SER usada por TI como CANAL,Moro no coração do Brasil,quero saber como entra neste Grande ministerio,quero saber se voces dão bolsa, responda-me por favor.

  • Mauro Rezende da Silva disse:

    A paz do Senhor !Amados irmãos,acho que deve haver um maior despertamento do povo cristão que parece estar vivendo em um mundo de delícias onde a idéia de prosperidade financeira e super crente está em moda,enquanto isso a verdadeira razão da igreja do Senhor existir,que é a evangilização do mundo,está deixada de lado.Meus queridos já não sou tão jovem mas admiro o trabalho de vocês.Gostaria de saber se possuem alguma revista informativa e em caso positivo como fazer assinatura.Por favor me respondam.Um forte abraço em Cristo !

  • RICARDO RIBEIRO disse:

    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VCS.
    GOSTARIA DE SABE COMO POSSO SER PREPARADO EM QUESTAO DE ESTUDO E TREINO, PARA O CAMPO MISSIONARIO , ENVIADO, VCS TEM ALGUMA ORGANIZACAO EM SAO PAULO.
    AGUARDO CONTATO!!!
    ATENCIOSAMENTE, RICARDO RIBEIRO URGENTE.

  • Elianderson Nicácio (http://www NULL.comunicajocum NULL.org) disse:

    Olá, Ricardo!
    Temos uma base na capital e algumas no interior do estado. Você pode ter mais informações através do comunicajocumsp@gmail.com (comunicajocumsp null@null gmail NULL.com). Abraço.

  • lucia disse:

    amo a obra missionaria e trabalho com missoes em minha congregação, como como envolver a minha congregação com a obra jocum.

  • fernanda disse:

    eu adoro esse grupo e muito maravilhoso e e cheo de bencoa verdadeiramente abencoados

  • MARCOS VALE´RIO disse:

    OLÁ QUE Á PAZ DO NOSSO SENHOR SEJA COM TODOS OS MISSIONÁRIOS DA BASE JOCUM.
    QUEM VOS ESCREVE É MISS. MARCOS VALÉRIO. QUERO AQUI EXPRESSAR O MEU MUITO OBRIGADO POR TODOS OS MISS. DA BASE MISS.JOCUM DE SANTANA IMIRIM SP
    DESEJO PARA TODOS UM FELIZ 2010 E QUE CADA TREINAMENTO, CADA E.T.D VENHA SER DE GRANDE APROVEITO PARA OS ALUNOS .
    FUI ALUNO DO PASTOR JHIMI E DO PASTOR SANDRO E FUI MUITO EDIFICADO COM OS TREINAMENTO HOJE TRABALHO COM MISSÕES URBAMNAS E DOU TREINAMENTO PARA EVANGELIZAÇÃO NOS BAIRROS.
    GRAÇAS AO TREINAMENTO QUE EU TIVE DA BASE JOCUM COM PARCERIA COM SANTO ANDRÉ .

  • lucia chagas disse:

    quando missões entra em nosso coração nunca mais sai é uma obra difícil mas faz parte da alma de quem é chamado .Amo missões desde a minha conversão em 1982 e desde então oro em favor de missões da igreja perseguida e dos povos não alcançados e os olhos de Deus estão voltados para eles.como posso envolver os jovens de minha congregação com a JOCUM

  • Comunicação JOCUM Brasil disse:

    Olá Marcele,

    Enviamos um e-mail com informações para você.
    Abraços,

  • Nelson Valparaiso de Goiás Brasil disse:

    Contem com minhas orações, pelos Beja Etiópia!!!

  • Paulo disse:

    Eu queria saber se tem algum jocum no piauí?
    espero respostas..
    Que Deus abençoe..

  • JOSIANE DUARTE disse:

    Tenho uma admiro muito JOCUM BRASIL.
    Sei que missões são feitas com as mãos de quem contribuem com os joelhos de quem oram e com os pés de que vão!gostaria de um dia fazer parte do JOCUM.
    Pois meu coração arde por missão!!!!!!!!!!
    eis me aqui envia me a mim!

  • nilton disse:

    chamado missionario.DEUS ABENÇOE TODOS VCS FAZ DIFERENÇA…SALMOS 14 .19

  • woshington fernandes de sousa disse:

    a paz do senhor JESUS sou um missionario por misericordia a 15 anos viajo voluntário nunca tivi apoio di nenhum ministério já andei muito mais poderia ter feito muito mais mas lamentável os lider não tem espirito missionario; já passei muita prova a minha prova foi dentro di um cativeiro dentro da luz tenho muita experiencia na obra missionaria veja esse video youtube :missão na bahia: sem patrocinio ninguém está envestindo em missionario é muito pouco o que está envestindo hoje um bloco tem mais valor do que um missionario é lamentável; isso mais que uma realidade estou mandando mensagém para todas organizações aonde tem uma fonte di missionario voluntário para ser enviado e até agora não achei isso falo com propiedade porque estou no campo só acho porta fechada porque estão profissionalizando missionario como posso pagar seminário si não tenho condições estou intregal na obra. não só prego nas igreja não; vou para ruas vivo disso pregando nas ruas uma coisa eu sem que alguém vai pagar isso um dia vai ter prestação di conta e vai sobrar pra muita gente isso é biblico thiago cap:3 v 1 hoje um profissional do evangelico recebe ofertas milhionarias em quanto verdadeiros missionarios estão passando fome conheço muitos assim si eu tivesse debaixo di ordem de homem estava passando fome vou para ruas e DEUS mi ajuda 15 anos nunca recebi di ministério algum: isso é muitas envejas mais estou acostumado com estas coisas uma coisa é eu não mi vendo nunca: já tivi esperiÊncia com DEUS di olho aberto; sem que tem muitas gentes perdidas dentros das igrejas apostasia é muito grande 1timoteo cap 4v1 entre em contato telefone é (11) 41019792-75219204 não esquece do video no youtube: missão na bahia DEUS abençoa a missão mundial e dos missionarios que estão na obras que DEUS de muitas forças para eles

  • Rui Soares disse:

    Fico preocupado com determinadas missões que enviam missionarios sem preparo inclusive sem conhecimentos biblicos ou melhor sem te-la lido.fazer missões para determinadas missões e puro turismo, sem compromissos real em comunicar o verdadeiro ””.

  • Adriano Estevam (http://www NULL.estevam NULL.org) disse:

    Olá Rui,

    Aconselho ao irmão procurar estas “determinadas missões” e expressar a sua preocupação. Além de Bíblico (e honesto), é uma maneira prática de cooperar efetivamente com proclamação do Evangelho. Forte Abraço,

  • millenny disse:

    a paz bom sou uma pessoa aqui do BR fiz minha edem na base de jucum no uruguay em montevideo hoje estou de volta para a minha nação BR sou lider de jovem e gostaria muito de apresentar para meus jovens o que é com campo missionario pois ainda hoje eu estou praticando o que aprendi em minha escola e gostaria de conhece -los melhor.. e dizer para vcs que aproveitão o maximo do tempo de vcs em cada escola seja ela EDEM. ETED. CONSEJERIA..pois o tempo dessa escola nao volta mais.. dios los bendiga..

  • luiz Manoel disse:

    Amados . Fiz Eted em Florianópolis e permaneci como jocumeiro durante 01 ano e meio , quando retornei para o Rio de Janeiro . Conheci muitas pessoas de Deus e no momento gostaria , se possível , de obter informações da missionária Graça que foi para a turquia . Muito obrigado e Deus vos abençoe , Luiz .

  • Maria Aparecida B.Bianchini (http://bianchini-bianchini NULL.blogspot NULL.com) disse:

    Sou uma missionária do Senhor, e tenho me esforçado por ensinar a palavra do Senhor, porém quanto mais faço sinto que nada fiz, que necessitamos que a igreja esteja orando para o Senhor envie mais obreiros porque realmente a seara ainda é grande, e um semeador solitário pouco ou nada poderá fazer. Estive recentemente na Espanha semeando a palavra naquela terra, creio que o senhor está realizando uma grande obra naquele país. Também estivemos em Marrocos mas não nos foi permitido pregar ali, somente intercedemos por aquele povo. Oremos pelas nações árabes, eles necessitam conhecer o Senhor Jesus e por eles também Ele morreu. Que o Senhor levante missionários inflamados pelo seu amor para que os povos não alcançados deixem de ser não alcançados.bendiciones.

  • LIndaci disse:

    adorei todos ue li e rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrealmente uma pena quando alguem nnnnnnnao olha para o lado missionario,mas eu je estou intercedendo por todos vcs deus sabe! a paz do senhor!

  • Fabiano disse:

    A paz do SENHOR. que DEUS pai, filho(JESUS CRISTO) e o ESPIRITO SANTO continue nos orientando nessa obra linda e maravilhosa parabens todos voces missionarios. uma coisa muito linda q eu vejo é o desejo de adorar ao nosso SENHOR pregar com a propria vida deixar o mundo para ajudar a salvar almas perdidas parabens.que DEUS abençoe cada um missionarios.

Deixe seu Comentário

  • 4K Framework
  • ban-prayer