Menu

Sabedoria que vem do Alto Categorias:
Artigos, Podcast

Durante a conferência Jocum em Família em Caldas Novas, Marcos Borges, o Coty, encerrou a manhã de Terça com uma reflexão baseada em Tiago 3.13 tratando da importância de sabiamente observar a importância dos relacionamentos. Estes representam um imperativo Bíblico. Coty enfatiza como, segundo a ótica de Tiago, sabedoria está mais relacionado a forma como observamos relacionamentos, a um estilo de vida, do que com o quociente de inteligência e capacidade de armazenar informações.

Seis valores são descritos por Tiago como atributos da sabedoria:

1- Primeiramente Pura. Se desejo ser uma pessoa sábia para Deus, eu não comprometerei minha integridade. E diz, “primeiramente”, como se isto fosse característica fundamental, integridade associada com a própria figura neo-testamentária do Messias. Existem 4 dicas para cultivar esta integridade:

A) Cuide das pequenas coisas, seja fiel nas pequenas responsabilidades;

B) Aprenda a dizer não prontamente a tentação;

C) Não permita a separação entre sua vida particular e pública;

D) Mantenha sempre uma consciência limpa.

2- Pacífica. Este princípio libera a nossa identidade. Jesus diz que os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Comparação, Condenação e Crítica precipitada são elementos comuns em relacionamentos abalados.

3- Moderada – Se sou sábio, não diminuirei os seus sentimentos. Literalmente, atensioso, delicado em considerar os sentimentos de outrem. É essencial compreender o problema das pessoas do ponto de vista delas mesmas.

4- Tratável – Se sou sábio, não criticarei suas sugestões. Tratável implica submissão, tolerância. A habilida de saber respeitar o diferente e de aprender sempre.

5- Cheia de Misericórdia e bons frutos – Se sou sábio não enfatizarei os seus erros. Não afirmo que não devemos lutar contra o pecado. o Pecado será sempre pecado. Mas a ênfase dos relacionamentos é misericórdia, um vocábulo formado por duas outras palavas: “Misero“, miséria e “Cardio“, coração. Ou seja colocar o seu coração nas misérias de alguém. Graça e misericórdia andam na contra-mão do merecimento. Misericórdia é não receber o mal que merecia e graça é receber o bem que não merecia.

6- Sem parcialidade e sem hipocrisia – Se sou sábio, não irei disfarçar as fraquezas e pecados. Não usarei uma falsa aparência ou tentarei fazer com que as pessoas pensem que sou o que não sou.

Ouça na íntegra com a gente, ou faça o download pra ouvir depois.