Menu

Encontrando autenticidade em Cristo para vida, ministério e estratégias Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo, Jocum Online, Sem categoria, Vida Jocumeira

Mensagem de Jim Stier no Jocum em Família Online em 7 de abril de 2020

Quando a pandemia forçou o mundo a parar muitas de suas atividades, a Jocum também precisou mudar sua maneira de se movimentar durante este período.

.

Uma das coisas que passou a acontecer foi uma série de encontros online chamados de Jocum em Família Online. Esse é o nome de um evento já conhecido entre os jocumeiros, em que missionários do Brasil todo e até de fora se econtram para um tempo de descanso e celebração.

.

Na versão virtual, gente de todas as bases para, conecta no zoom e passa um tempo com nossos líderes, pioneiros, anciãos e é sempre um delícia ver a carinha dos amigos de longe. Mas também transmitimos pra quem não é de Jocum, pelo Youtube, Instagram e Face.

.

Agora, vamos disponibilizar as mensagens também em texto, aqui no nosso site e a gravação em nosso IGTV e Facebook para que você tenha sempre acessível essas palavras de encorajamento! O vídeo da reunião na íntegra, mais longo, está no canal da Jocum Brasil no Youtube.

.

Nossa primeira edição de Jocum em Família online foi com o fundador de Jocum Brasil, Jim Stier, diretamente da Jocum CCL em Piraquara – Paraná. Mas o encontro foi bonito, a telinha do aplicativo Zoom ficou repleta de rostos, amigos querendo se ver e conversar. Era início de abril, ainda estávamos perplexos, mas talvez menos cientes do tempo que estávamos vivendo. Por isso as palavras de Jim são tão importantes. Elas registram o coração do início da pandemia do Covid-19 (Coronavírus). 

.

O texto base que ele usou está em Gálatas 1.11,12:

Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.

.

Confira a transcrição da mensagem:

No contexto de hoje eu li aquilo (Gálatas 1.11,12) e pensei: “puxa, deve ser difícil liderar, não pode nem falar comigo, porque eu ouço tudo de Deus!”. Mas não era nesse espírito que Paulo estava falando, devemos nos submeter uns aos outros no Senhor. 

.

Paulo converteu, teve que fugir e some por alguns anos, quando eu estava no seminário alguns especialistas falavam em três anos, outros em sete anos. Enfim foi um bom período e durante aquele tempo Deus revolucionou a mente e o espírito de Paulo, que era fariseu dos fariseus, meticuloso em cumprir seus deveres religiosos e saiu daquele período transformado, sendo co participante da natureza divina, podendo falar: me siga como eu sigo a Cristo e sabendo que a revelação pregada vinha da revelação de Jesus Cristo.

.

Estamos vivendo momentos sem precedente, momento histórico, e a maioria de nós fomos forçados a adaptar, mudar nosso estilo de vida por algumas semanas ou meses. Desafio você a utilizar esse tempo para o Senhor. 

.

Em 2013 Loren nos deu um aviso, de que 2020 seria um ano chave que ia iniciar um mover de Deus ao redor do mundo e tínhamos sete anos para nos preparar, se preparamos ou não eu não sei, mas esse ano tem sido extraordinário. Começamos com 140 mil pessoas dentro de três estádios para ouvir sobre o Senhor. Nunca vi nada igual. Eu falei no evento e vi eles lá em pé, na chuva, animados e com ouvidos focados para ouvir a palavra do Senhor. Estavam com fome e sede de adorar e aprender do Senhor. Foi um mover de Deus, não foi natural. 

.

E agora vem o Corona e praticamente fecha o mundo. Precisamos durante esse tempo entender o que é ser autêntico e utilizar o tempo que temos. Estamos sempre reclamando do corre corre da vida moderna: agora há tempo para que possa acontecer na sua vida o que aconteceu na vida de Paulo, e possa dar passos decisivos nesse período. Use o tempo para adquirir uma vida, um ministério e uma estratégia autêntica.

.

Para ter uma vida autêntica você tem que receber de Jesus, você pode seguir e aprender e ouvir alguns homens, ouvir uns dos outros, mas só vai experimentar salvação quando coloca tudo diante do Senhor e contempla, sendo transformados de glória em glória (2 Coríntios 3.18), tornando-se co participantes da natureza divina (2 Pedro 1.4).  Você quer ter uma vida com Deus que seja mais do que ter um fingimento crente? Muitos de nós já colocamos máscara evangélica e projetamos o que os outros queriam ver e já vivemos segundo a expectativa dos outros. Não é bem de uma hipocrisia que estou falando, mas é de algo que não é autêntico, genuíno.

.

Queria que todos vocês pudessem ter um coração tão ardente, capturado pela beleza do Senhor e amor de Deus que não precisassem fingir nada para ninguém.

.

Você pode tentar crer, tentar querer o que Deus quer, mas isso não transforma o coração, o que transforma é estar com Jesus. Se você vê o cristianismo como obrigação moral, você tem que viver e se comportar de certa maneira, você pode fazer isso dentro da capacidade humana, mas a tensão entre o que você deve fazer e o que seu coração está pedindo se torna cada vez maior e desequilibrada e te derruba, não quero que você seja derrubado, quero que você tenha o coração tal que o que Deus quer é o que você quer e o que você quer é o que Deus quer: seu coração alinhado, co participante da natureza divina.

.

Sobre nossos ministérios: não tem nada de errado em pegar as lições dos outros, aprendemos uns dos outros e muitas vezes a palavra das outras pessoas se tornam a graça de Deus em nossa vida e Deus usa isso para nos transformar. Mas tem que ter esse processo de não ser apenas uma cópia de palavras, de estilo dos outros. Você é uma criação muito especial. Deus quando te fez no ventre de sua mãe preparou boas obras para vocês, e está querendo te levar e te guiar e te conduzir para essas boas obras.

.

Vocês já conhecem a história de uma vez que fui pregar em uma igreja em Minas Gerais e Jimmy Swaggart (renomado tele-evangelista pentecostal) era muito conhecido naquela época. O pastor fez um rolo na apresentação dizendo: “Bom, vocês todos já viram Jimmy na TV e hoje temos Jim aqui conosco” e até sair do meu lugar e ir pregar eu não estava certo se eu era Jimmy Swaggart ou não. Mas depois da pregação veio uma senhora e apertou minha mão e disse: “É um prazer te conhecer, eu assisto seu programa todos os sábados” e então falei a ela que eu não era o Jimmy Swaggart, não pregava como ele e esta irmã ficou com uma cara frustrada e me disse: “Tudo bem! Continue tentando e você chega lá”, então eu disse a ela: 

.

“- Minha irmã eu não chego não, não tenho os dons dele, não prego como ele mas mesmo se eu conseguisse ser igualzinho a ele, Deus teria saudade de Jim Stier”

.

Deus não quer que você seja como ninguém, nem que viva sua vida copiando coisas que os outros fazem, ele quer chamar você num lugar a parte, onde você pode ficar com ele e ele começa a enxertar e liberar através de você o ministério e as boas obras que ele preparou para você.

.

Sabe, eu fico muito feliz quando as pessoas reconhecem a Pamela e eu, e nos agradecem mas eu não posso te dar ministério, só Deus pode te dar a ponto que você fale que é pela revelação de Jesus.  Tanto faz o tamanho do seu ministério ou o que você faz: todos os ministérios são lindos, alguns levam mais fama, outros são os anônimos poderosos, tanto faz: o importante é que a gente descubra isso em Jesus, quando vai na fonte e pega água viva e pode oferecer aos outros. Não tenham ministério segundo homem, mas sim aquele que vem pela revelação de Jesus Cristo.

.

E não é só vida e ministério, mas também estratégia. Esse mundo está sem respostas e todos estão assustados sobre quão poucos recursos o mundo todo tem para enfrentar uma crise,  com o crescimento da população e da tecnologia, a complexidade vai aumentando e não acharemos respostas nos homens, mas em Deus.

.

Veja o exemplo do Uniskript: um grupo de jocumeiros estava em Kona preocupado com os chineses que estavam se convertendo mas não podiam ler a bíblia. Os chineses conhecem em média dois mil caracteres do alfabeto deles, e para ler a bíblia precisavam conhecer oito mil. Este grupo estava orando sobre isso, e na Coreia tinha uma família, que um dos ancestrais tinha desenvolvido uma maneira mais simples de escrever, para democratizar a leitura. Mas o imperador não gostou e arquivou isso, uma mulher coreana encontrou isso e mandou para a Jocum, e esse grupo estava tentando resolver esse problema, e sem saber o que fazer porque não eram linguistas,

Vários acadêmicos e doutores não conseguiram resolver isso. Os jocumeiros quando não sabem o que fazer fazem o que? Oram. Os  jocumeiros oraram. Estava Loren, David Hamilton e outros e Loren entendeu que todos deveriam impor as mãos sobre Hamilton e eu perguntei a ele oque havia acontecido quando fizeram isso e Hamilton me disse que foi um desenho que veio na mente dele e ficaram muito animados, mas não sabiam como prosseguir. Então chamaram a Márcia Suzuki, melhor linguista da Jocum, ela é uma gênia, e eu perguntei para Márcia o que ela pensava naquela viagem. Ela me disse que pensava em como iria dizer a eles aquilo não iria funcionar sem ofendê-los. Mas quando ela chegou e viu o que tinham feito, ela ficou estupefata, porque eles encontraram a solução. 

.

Vamos descobrir nossa criatividade em Jesus, não vamos viver segundo a última onda de cultura popular, pensando que ali vamos achar as respostas, não vamos correr atrás de atividades apenas, mas vamos receber nossas estratégias do Senhor, coisas que trazem soluções para indivíduos, famílias, favelas, bairros, as respostas virão de Jesus: sabemos que não podemos ter mentalidade de dicotomia entre sagrado e secular, mas será que não estamos tendo essa dicotomia entre vida prática e espiritual: as respostas para o planeta terra vem do céu.

.

Acredito que o que Loren falou em 2013 está acontecendo mesmo: quando vimos o The Send ano passado nos Estados Unidos foi tremendo, mas meses depois aqui no Brasil ficou quase duas vezes maior e esse mover de Deus vai aumentar daqui pra frente: esses meses de confusão e insegurança, queda das economias ao redor do mundo, o sofrimento que vai resultar, essas coisas estão preparando os corações para receber esse mover de Deus.

.

Mas não podemos entrar nesse novo período da história humana sendo as mesmas pessoas que sempre fomos, vamos nos aprofundar no Senhor e investir em nossa própria autenticidade, não vamos ficar impacientes para encher nosso dia de atividade de novo, vamos ter isso como tesouro, em que há mais tempo e possibilidade de buscar o Senhor profundamente: o alvo não é ter um devocional mais efetivo, mas o alvo é aprender permanecer em Cristo e as palavras dele permanecerem em nós e assim estaremos preparados para um mover de Deus sem precedentes que virá depois do Coronavírus.