Menu

Buda Tupiniquim ? Categorias:
Notícias

BRASIL TERÁ A MAIOR ESTÁTUA DE BUDA DO MUNDO?
Cuiabá – A segunda maior estátua de Buda no mundo, com 108 metros de altura, será construída em Mato Grosso, a partir de 2002. O monumento pretende substituir as estátuas destruídas em março deste ano em Bamiyan, no sul do Afeganistão, pela milícia Taliban. “A imagem do Buda que foi destruída no Afeganistão será reconstruída aqui no Brasil com o dobro do tamanho original”, disse o monge budista Gustavo Pinto. O projeto será desenvolvido pela organização não-governamental (ONG) Terra da Paz.

O local escolhido para servir de ponto de encontro de todas as religiões é o Morro do Japão, nos arredores Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, onde também será construído um centro de convenções. Hoje, o monge Gustavo Pinto encaminhou ao governo do Estado pedido de autorização para executar o projeto. Mas antes da construção da obra, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) terá de aprovar Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Segundo Gustavo Pinto, o Buda gigantesco já está em parte esculpido nas rochas e paredões da Chapada dos Guimarães. “A grande imagem do Buda já está aí dentro desse paredão de pedra. Nós só precisamos desenterrá-lo e haveremos de fazê-lo”, garantiu.

As estátuas de Buda afegãs foram destruídas pela milícia Taliban que considerou inaceitável a manutenção de qualquer monumento religioso que não fosse da crença islâmica. Eram duas estátuas gigantes (de 53 e 38 metros de altura), esculpidas na pedra, há mais de 2.000 anos.

Entretanto a maior estátua de Buda do mundo, também está sendo ainda planejada. Com quase 153 metros, o Buda “Maitreya” de bronze seria mais alto do que a abóbada da Catedral de São Paulo em Londres. O plano é erigi-la a partir de 3 mil painéis de bronze de 1,83 metro quadrado, cada um pesando aproximadamente meia tonelada,  parafusados e soldados a um esqueleto tubular de aço de pouco mais de 3 metros de diâmetro. Um consórcio internacional está financiando a nova construção, em Bodigaia, norte da Índia.

Agora me respondam… porque ninguém tem a idéia de construir no Brasil a maior escola ou a maior universidade, ou o maior hospital do mundo ? Salmos 115:2 a 8 .

Update: No começo de 2002 o monge budista e presidente do Instituto Terra da Paz, Gustavo Alberto Corrêa Pinto, esteve em Cuiabá onde tentou convencer autoridades da viabilidade do projeto.
A iniciativa foi barrada pelo Ministério Público por questões ambientais. O monge, todavia, culpou o “radicalismo religioso” pelo impedimento do projeto.

Update 2: Em 2013 o Secretário de Articulação Institucional em Brasília, Eder Moraes, ressuscitou a ideia apresentando numa reunião do governador Silval Barbosa (PMDB) a proposta da construção de uma estátua do Buda na região da estrada da Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá). Segundo o Secretário o projeto é antigo e foi retomado após o sorteio da seleção de futebol do Japão para um dos jogos que serão realizados na Arena Pantanal por ocasião da Copa do Mundo. A proposta também foi rejeitada.