Menu

Cuidando das Pessoas Categorias:
Artigos

É triste perceber a tendência de amar coisas e usar pessoas, não ?

Pensandinho é uma série de vídeos com Isabel Zwahlen, onde assuntos importantes são tratados com a relevância que devem ter na sociedade atual. Vamos pensandinho?



  • Karin

    Olá Isabel, segundo o antropólogo Roberto da Matta em uma das suas obras ele afirma que a sociedade industrial, individualista e moderna compõe em seu ritual nos espaços coletivos uma concepção e competição estimulando o individualismo englobando a disputa em um campeonato a qual o sujeito vitorioso é também um sujeito de vantagens e privilégios. O personagem “malandro” o que se dá bem, que possui vantagens e não uma perspectiva de pertencimento no lugar ele apenas pretende garantir seus privilégios. Essa garantia de privilégios, possuir vantagens e “se dar bem” leva o sujeito a amar coisas e a usar pessoas, dificilmente estará interessado em construir relacionamentos duradoros. Os desafios de ir alem diante de diferentes esferas de informação é trazer novas reflexões para que haja a inclusão de todos neste lugar de pertencimento afim de avistar o horizonte de valores, acolhimento emocional, sentimentos verdadeiros e humano, qual pessoas sejam vistas como pessoas e não como objetos.
    Forte abraço!

  • Alexandre Targino

    Sra Izabel Zwahlen, amada irmã em Cristo Jesus, resumo vosso monologo nos escritos de Atos dos Apóstolos 05. Tenho a mesma visão do contexto, unidade, interação e serviço na Graça. Paz. Cordialmente Revdo Alexandre Targino

  • Evelin Rodrigues

    Olá, achei o vídeo inspirador, lindo! Sou cristã desde “berço”, cresci em uma igreja tradicional, com o tempo passei a participar e liderar a maior parte das atividades daquele lugar. Porém, havia algo escondido, algo que nem eu sabia, dentro de mim nada daquilo era verdadeiro. Claro, no momento em que estava prestando esses “sacrifícios” tudo me parecia legítimo, mas depois de algum tempo fui enfraquecendo, diminuindo tanto, mas tanto, a ponto de murchar.
    Ainda morta, continuava vivendo de aparência, tentando me reerguer a todo custo sozinha e caindo cada vez mais profundo. Eu estava podre, mas discipulando pessoas, dando palavras, liderando uma célula… tudo muito frio. Um dia cheguei a conclusão de que estava fazendo mal à aquelas pessoas a quem tentava prestar socorro. No fim era tudo uma máscara enorme! era só meu ego subindo enquanto acumulava esses cargos. Me entreguei ao pecado, confessei e abandonei todas as atividades. Tentei ainda prosseguir por algum tempo naquele lugar mas tudo era muito pesado pra mim, os olhares, nenhum apoio, as pessoas a quem decepcionei, e o silêncio em todas as vezes que tentava buscar a Deus. Desisti daquela igreja, já não estava em casa, enquanto fazia parte do espetáculo tudo era lindo pra mim, depois, fora daquilo, comecei a ver todas as máscaras em volta de mim. Não havia amor em lugar nenhum. Me mudei, deixei de congregar, fiquei vazia, depressiva até. Porém, a uma semana senti fome, senti sede, senti saudades, senti o amor do meu Pai, diferente de tudo o que eu havia provado, diferente das gotinhas pelas quais havia sido regada no passado, algo de verdade. Hoje eu quero voltar, quero uma casa, ainda sou apenas uma “mudinha”, sou uma criança ainda, mas quero ser uma árvore, quero que cuidem de mim e quero cuidar de gente, melhorar o mundo com o que Jesus me deu, quero muito amor. Mas de verdade, não sei onde começar a caminhada, vi o amor transbordando em suas palavras e sei lá, decidi tentar aqui. Talvez isso tudo não seja muito relevante, ou talvez nem se encaixe em nada, mas é isso. De qualquer forma, obrigada, você emite uma luz enorme!

    • Duca Faria

      Suas palavras foram lindas, vc foi muito corajosa ao retirar sua mascara, glórias a Deus. Errada não foi vc por fazer isso, errado é quem prefere mantê-la por religiosidade.. Assim como Moisés cobria o rosto quando a glória estava desvanecendo, muitos de nós temos nos escondido atrás de uma falsa espiritualidade. Espero que vc tenha encontrada uma casa para servir ao Senhor e ser cuidada.. Oro para que a cada dia vc mergulhe no oceano do amor de Deus por vc!!