Menu

Luto na África Categorias:
Artigos

“HOJE O CÉU FICOU MAIS FOFO”

Para nós aqui em JOCUM Fortaleza, os últimos dias têm sido muito tristes. Logo cedo de manhã, recebemos o recado de pessoas da base de JOCUM Muizenberg – na Cidade do Cabo, na África do Sul – de que nosso querido amigo Fofo tinha caído acidentalmente do terraço do segundo andar de um prédio e não tinha sobrevivido à queda. Perdemos um grande amigo e um dedicado obreiro de nossa família Jocumeira. Também perdemos alguém muito especial, que sempre levava alegria e felicidade por todo lugar aonde fosse e para toda pessoa com quem encontrasse.

Josicleuton (afetuosamente conhecido como Fofo) era membro de uma família muito simples de uma comunidade carente de Fortaleza-CE. Ele terminou sua ETED em JOCUM Fortaleza no ano 2000 e passou a maior parte do tempo depois de sua ETED servindo como obreiro conosco também. Mas, todos aqui sabiam que o sonho e a paixão do Fofo eram a África. Muitas vezes, ele tentou, mas não conseguiu chegar lá. Fofo ajudou sua irmã a fazer ETED em 2004 e até ela conseguiu ir fazer o prático dela na África enquanto que ele ficou para trás apenas com o seu sonho. Em 2007, quando ele estava já quase chegando a desistir de seu sonho, Fofo recebeu uma porta aberta para a Cidade do Cabo, na África do Sul e, em menos de dois meses: África! Lá estava ele em pessoa.

Fofo amava estar na África. Ele ficou super empolgado quando recebeu um visto de 03 anos. Ele serviu na base de Muizenberg coordenando os serviços de alimentação, onde impactou a vida das pessoas, desde obreiros, alunos e até visitantes. Todos conheciam e amavam o Fofo. Depois de seu primeiro ano longe, ele retornou ao Brasil e à Fortaleza para visitar a família e amigos. Ele passou a maior parte de 2009 em JOCUM Fortaleza se preparando para voltar para a África do Sul e trabalhou arduamente para levantar o sustento necessário para continuar com toda a força na sua visão de longo prazo para a África.

Fazia poucos dias que tínhamos recebido um telefonema de Fofo na África do Sul. Ele tinha voltado para lá fazia apenas algumas semanas e estava muito empolgado por ter conseguido ir. Estava muito agradecido com todas as coisas que Deus tinha feito pro seu retorno e também compartilhava conosco sobre como estava grato pelo seu tempo de volta em Fortaleza, onde havia aprendido muita coisa. Jamais imaginaríamos que aquela seria a última vez que falaríamos com nosso querido Fofo.

Não gostamos do fato disso ter acontecido e sentiremos muita falta do Fofo. Mas, pensamos também no fato de que Fofo conseguiu chegar “à terra prometida” e lá era mesmo o lugar onde ele queria estar quando morresse. Eu acredito que sua vida agora vai servir como um exemplo prático do que está escrito em João 12:24: “se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas, se morrer, dará muito fruto” [Bíblia Almeida Século XXI]. Que a vida e morte de Fofo sirvam de inspiração a muitos outros para que também dêem suas vidas para o avanço do Reino de Deus entre todas as nações e, especialmente, entre as que estão na África.

Com carinho, afeto e saudade,

Equipe JOCUM Fortaleza
01 de Outubro de 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
09 de Outubro de 2009,

Em nome da família do recém-falecido Josicleuton Lopes da Silva, gostaria de agradecer a todos aqueles que expressaram sentimentos solidários e apoio durante esse tempo de perda e luto. Tem sido um período difícil e desafiador com o qual lidar, tanto pela perda do nosso querido Fofo quanto pelo processo necessário de tomada de decisões em relação aos preparativos de seu funeral.

Todos da família gostariam de agradecer pelas orações e pela paciência durante esse tempo extenso e complexo (por conta do lugar onde ele faleceu), no qual todas essas decisões vêm sendo tomadas. Agora, a família está satisfeita por ter conseguido chegar a um consenso e por ter escolhido o procedimento a seguir rumo ao desfecho desse processo. Os membros mais próximos da família de Fofo (sua mãe, seu irmão e sua irmã) e eu (Steve), estaremos viajando para a Cidade do Cabo, na África do Sul, nesta próxima segunda-feira de madrugada, dia 12 de Outubro, para participarmos de um culto fúnebre em memória e honra de Fofo, a ser realizado por lá. O corpo de Fofo foi embalsamado e, após essa celebração em sua memória, ele será cremado e suas cinzas serão divididas de uma forma tal que metade delas permanecerão na África – que foi sua “terra prometida” – e a outra metade voltará com sua família para sua terra natal, no Nordeste do Brasil.

Por fim, outro culto fúnebre em memória do Fofo acontecerá em Fortaleza, em uma data ainda a ser definida, depois que a família retornar da África do Sul. Em breve, nós divulgaremos mais informações sobre os detalhes desse evento. A família agradece imensamente a todas as doações feitas em prol do pagamento das despesas em meio a todo esse momento inesperado de necessidade.

Com gratidão e apreço,

Steve Burkhalter
& Equipe JOCUM Fortaleza.



  • natalia

    Olá para todos o meu nome é Natália do Amaral Costa Inácio. Conheci o Josicleuton pela primeira vez nessa ultima viagem que ele fez para Fortaleza no bairro do Serviluz onde ele participou de um culto de missões que falava sobre a África. Contou o seu testemunho de vida reveu todos os seus amigos de infância e eu pude compartilhar com ele a sua vivencia pois ele conversou muito comigo e meu esposo. Aqui a noticia chegou como um susto para todos nós queremos saber onde ele será enterrado. Por favor nos ligue se receber essa mensagem ainda hoje – 8587470553. A paz do Senhor para todos. O Senhor honrou o Fofo Ele cumpriu sua promessa para com ele.

  • Kelly

    Nossa! Quanta saudades do Fofo! Realmente, o céu ficou mais “fofo”.
    Amigo maravilhoso vc era Fofo, sentiremos muitas saudades, mas o que mais nos conforta, é saber que vc está do ladinho do Pai! Deus é sempre fiel, realizou o Sonho do Grande Fofo de ir a África! SAUDADES!

  • Kelly ( itapetinga – ba)

    Santiremos muita falta de vc!

  • fabiano bastos

    Valeu Fofo!

  • Raquel Silva

    Oi, meu nome é Raquel e fui missionária em Moçambique e dia 26/10 partirei para índia.Estou aqui no Brasil e tive a triste notícia sobre o falecimento do Fofo.Sei que nestas horas não tem muito o que dizer , mas como miss e amiga de campo peço a que Deus que console o coração de toda a família e amigos…fica em nós uma esperança: o encontraremos na glória!
    Ele fez história, fez diferença e o seu cuidado e amor ” às donas do Reino do céus (as crianças)” e sua alegria nos marcou e certamente agradou ao coração do PAI.Fofo obedeceu ao chamado e realizou o seu sonho:estava na África!Fica estas palavras a família e amigos.Que o Espírito Santo de Deus esteja consolando a todos nós!
    No amor de Cristo!
    Raquel.

  • Adriana

    Que tristeza…… eu e Fofo trabalham,os junto por um pequeno tempo no projeto Angola em Curitiba….
    Não da pra acreditar que isso aconteceu…..
    Tristezas……….

  • Cleiton Moreira – Fortaleza Ce BRASIL.

    Conheci de perto o nosso querido Josicleuton (FOFO), vi sua luta por missões e fiquei triste com a noticia que recebi dia 02.10.09 mais contra partida disso sei também que com certeza sem sobra de dúvidas está dormindo no Senhor, espero vê-lo no Senhor.

  • miss.eva

    Para mim foi um choque muito grande acompanhado de um misto de tristeza e saudade pelo que aconteceu ao nosso querido irmão fofo.
    Tambem estive na África do Sul e tive uma experiencia de um atropelamento em grandes dimensões porem com livramento de Deus.
    Entendí que ir para o campo é ir de encontro as fortalezas de satanás, porem em tudo o nome do Senhor é glorificado.
    Como diz a Palavra: Porque se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos.
    Que Deus console a família e minha querida companheira de Eteed Josiana.
    Miss. Eva

  • ROGERNEIDE

    Só sendo o que você é, sua existência já é um presente para muita gente.
    E você não precisa ser nada mais do que isso.
    Você não é perfeito…
    Ninguém é.
    Você tem seus dias ruins…
    Todos nós temos.
    Às vezes, nem você mesmo se agüenta…
    E daí?
    Todo mundo tem disso.
    O que você talvez não tenha notado é que as pessoas ao seu redor querem você exatamente assim…
    Com seus erros, seus acertos, seus problemas, alegre ou triste, sério ou sorridente, não importa.
    Porque você faz parte da vida dessas pessoas.
    Embora às vezes possa parecer que não faz diferença.
    Simplesmente porque você…é você!
    E ninguém é igual a você.
    Quer coisa melhor do que isso?
    façam minha as suas ultimas palavras em nossas conversas
    EU TE AMOOOOO.
    da amiga e irmã em cristo,para sempre. ETERNAS SAUDADES DE VOCÊ MEU AMIGO…..APRENDI MUITO COM VOCÊ…..COMO UM DIA VOCÊ ME DISSE.

  • ROGERNEIDE

    TE AMAREI E GUARDAREI OS BONS E MARAVILHOSOS MOMENTOS VIVIDOS JUNTOS ….EU E VOCÊ.SEI QUE MINHA INTERCESSÃO POR VOCÊ NÃO FOI EN VÃO MADRUGADAS ORANDO PELA SUA VIDA,NOITES ACORDADA….SÓ VOCÊ SABE O QUE FALO…..ORAÇÔES,CLAMORES E SUPLICAS,ISSO ERA O MEU CLAMOR E SEI QUE DEUS HONRA AS QUE SE HUMILHÃO E CHOREI E CLAMEI MADRUGADAS POR TE……………SEI QUE ESTA NA GLORIA E NOS ENCONTRAREMOS LA..TE AMO

  • Gilmara

    GILMARA OLIVEIRA – Jequié-Ba

    Tive o imenso prazer em conhecer essa pessoa maravilhosa, um irmão muito brincalhão… nossa como sentirei sua falta fofo. Essa pessoa q em poucas palavras se resumir (FOFO)corajoso em deixa sua familia e amigos e parti pra tão longe pra somente realizar as obras do Senhor em sua vida…a familia q o SENHOR JESUS CRISTO OS ABENÇOE. E FAÇO UM PEDIDO A TODOS OS AMIGOS Q OREM PELA FAMILIA SEI Q ESSA SERIA A ULTIMA PETIÇÃO DELE ORE PELA MÃE DELE Q ESTAR SOFRENDO MUITO COM A PERDA DE SEU FILHO…em lágrimas lembro muito de vc amigo,irmão querido FOFO.
    sem mas palavras sentirei muitas saudades.
    MARA COMO ELE SEMPRE ME CHAMOU… ;(

  • Vilton Queiroz

    A Paz do senhor para todos, esse ano está sendo dificil para mim, perdi meu pai, e com o Jocicleuton 3 amigos, fomos amigos de infância, apesar das dificuldades que ele passava, sempre foi uma criança feliz, evangelizamos muito (juntos) quando criança, tinha um casal de anciões na igreja que sempre nos chamavam para orar na casa deles, me sinto triste, soube ontem e quase não acreditei, está com aproximadamente um mês que o vi no centro da cidade, aqui em Fortaleza, conversamos e nos despidimos, não sabia que era a última vez que o veria, com a sua biblia nas mãos.
    Nesse momento ele dormi, aguardando o grande dia do senhor. Jocicleuton nasceu missionário e morreu missionário.

  • Vilton Queiroz

    Esse ano não está sendo muito bom para mim, perdi meu pai, perdi 3 amigos com o Jocicleuton e colegas perderam pai e mãe.
    O Jocicleuton nasceu missionário, quando crianças viviamos juntos em oração, bigilias mais o que mais faziamos era evangelsmo, quando criança um dia desse o vi em Fortaleza, no centro da cidade, conversamos e ele me disse que viajaria para a África. Foi um grande batalhador pela obra de Deus, fomos muito amigos quando crianças. Vai deixar saudades. vocês sabem quando trarão o corpo para Fortaleza?

  • Marcelo de Lima

    “…Um grande exemplo de vida missionaria! Uma prova que sonhos sonhados por Deus, são capazes de se tornar realidades, mesmo que o homem diga não!” No segundo semestre de 1999, chega a base de jocum Fortaleza um jovem sonhador, determinado e engraçado, por que não dizer assim! Trazendo na bagagem um sonho de evangelizar as nações, principalmente a África. Participou primeiro de uma escola de férias,logo depois fez sua ETED cada vez mais impolgado pelas as nações! Tive o prazer de ser o 1º discipulador dele, quanta honra!
    Ali condstruimos uma família, Jocicleuton (Fofo), Adilson, Claudinei, Juliano, Ilnando, Kelly Cristina, Ana Paula, Juciara, Samara, Saulo, George, Simone, Katia, Naná, Joseph Napoli, Paul, Enid, SEbastião, SAndra, Jorge, Josí, Ichin, Irmã Rosa, DEnise, Adriano, Carmen….. nossa tanta gente se divertiu, sorriu pra caramba das comédias interpretadas por Fofo, meu grande amigo!!! MArcelo de Lima.

  • Deivid

    Lembro-me de quando estive pela última vez com o Fofo, foi na Base da JOCUM de Milzemberg. Lembro-me dele ter insistido para que eu o esperasse para comermos juntos porque ele tinha uma comida especial para mim (que já estava desgostoso de tanto comer feijão doce com pão e mel – almoço tradicional dos missionários na África do Sul). O Fofo era realmente alguém de alma fofa; de um amor impressionante pelo povo africano e um carinho muito especial por seus intercessores, mantenedores, família e pela JOCUM, além de parecer, sem esforço, um missionário disposto a agradar a D-us e ao Chamado que recebeu dEle… Foi do que imediatamente lembrei quando recebí a notícia de sua última viágem… sua ida para o Pai. Meu último encontro com o Fofo é como quero que seja o último encontro do sortudo missionário que estiver comigo pela última vez, seja como eu fui impactado pelo amigo jocumeiro Fofo, cheio de incentivo de fé e de amor pelo povo, pela cultura e pela vida na África. Gostaria de poder agradecer mais uma vez a ele pelas coisas que me disse naquele dia, mas já que isso não é possível… agradeço a sua família, mantenedores, intercessores e todos os que cooperaram para que aquele cara fosse uma das figuras mais fofas que já conhecí.
    Valeu!
    Pr. Deivid.

  • cerzamatos

    que Deus te ilumine sempre e que suas sementes já plantadas tornem-se plantas frutíferas para o reino de Deus.
    meu amigo David falou dele para mim e sinto esta perca como vcs pois foi uma grande pessoa para Deus e para seus amigos. feliz é estar com Deus.

  • marcia

    sinto muito por essa triste noticia,é realmente triste perder uma pessoa tão especial como fofo.

  • Denise

    Fofo, tive o imenso prazer de conhecer essa pessoa tão amorosa, tão especial,
    Te Amo FoFo’

  • Ana Maria Andrade

    Ana Maria (Fortaleza)
    Não conheci o Fofo, mas ao saber de sua morte, muito me sensililizei com a situação da família que qyer enterrá-lo no Brasil e não dispõe dos recursos financeiros. São apenas R$ 30.0000 (trinta mil reais). Era desejo dele ser enterrado na sua Pátria. Lendo esses depoimentos de amigos que o conheceram, vejo que realmente sua vida teve significado e sua vida não foi em vão. Estamos mobilizados para ajudar nesse translado. Mobilize você também sua Igreja.O Evangelho é prático não apenas de palavras, conforme o evangelista João em sua primeira carta. Deus abençoe a todos.

  • Paola

    Sou de Fortaleza e conheci o Fofo na época que ele estava fazendo ETED, a 10 anos, fomos a vários impactos juntos, aprontamos, rimos, ele tbm me fez raiva, adorava me tirar do sério. As vezes não damos o devido valor quando a pessoa está perto, mas como sinto sua falta, ele deu a vida pela obra e isso tem me impactado a cada instante, pedi as contas do meu emprego e vou para a obra missionária, a semente que o Fofo deixou tem transformado vidas. Além disso precisamos nos mobilizar em relação a sua família, orar e contribuir para que ele venha ter um velório digno em sua pátria. Deus abençoe a todos!

  • kelly Cristina

    meu amigo e irmão Fofo, quando chegue em jocum Fortaleza ele ja estava la, e como sempre muito simpatico vei me dar boas vindas e me disse bem serio seja bem vinda e que esse seja um tempo de Deus em sua vida, e desse dia em diante fui conhecendo esse amigo, q tantas vezes lembro do Marcelo pegar alguma coisa pra tocar as vezes ate um balde e ele fazia as coreografias eu ficava com dor de barriga de tanto rir dele, ele deixou lembranças maravilhosas,e um exemplo de fe e sabedoria, sabe quando ele me falou q tinha conseguido, e q estava na Africa nossa eu fiquei muito feliz, pq esse era o sonho de Deus e ele sonhava os sonhos de Deus. ele sempre me diza EU TE AMO, e completava mas e amor em Cristo Jesus rsrs e me fazia rir, como sempre. Eu tambem te amo meu amigo. SAUDADES

  • Conheci o Fofo em Recife, mas só pude trabalhar com ele durante a EMF 2009.1 no Crato, Jocum Cariri, foi muito massa compartilhar com ele cada momento,trocar experiências, nos divertimos…Eternas saudades Fofo.

  • monica e marcos(Itapetinga)

    Inesquecível,vc nos impactou com sua alegria e paixão pelo evangelho.

  • Rosane

    Sou jocumeira, atuamente trabalho em Praga.Sua historia nos chamou atenção, porque esta aqui conosco uma missionaria da Eslovaquia esta se preparanndo para ir a Moçambique trabalhar na mesma equipe em que ele iria trabalhar.
    Estivemos orando pela familia do Fofo. temos uma palvra de encorjamento para compartilhar. Como podemos enviar.
    Obrigada pela atenção.

  • Olá Rosane,

    Obrigado pelo comentário. Se a palavra for para a família você poderia enviar para a Base de Fortaleza que está mais próxima deles. Se for para a Equipe em Maputo o contato é Nilto Cavalheiro. Enviei os e-mails para você.

    Obrigado pelas Orações e apoio.

  • Lucilene

    Sou de Itapipoca e conheci o Fofo na Base da Jocum quando fomos com um grupo de jovens da igreja. O Fofo foi a pessoa que mais se destacou com seu jeito de ser, sua simplicidade e humildade. Ele era uma pessoa maravilhosa e bastante extrovertida e que conquistou não somente minha família mas a igreja em si quando veio aqui e fez um trabalho com as crianças. Quando soubemos da triste notícia no dia 1º de outubro ficamos chocados mas ao mesmo tempo alegres em termos a certeza de que ele cumpriu sua missão aqui e que o tempo do Pai em sua vida havia chegado. Ontem no culto fizemos uma homenagem a ele (Dai honra a quem tem honra) lendo esse informativo sobre sua pessoa e projetando na parede algumas de suas fotos. O momento foi encerrado com fortes aplausos por tudo que o Senhor fez em sua vida e através de sua vida. Que o seu exemplo seja seguido por muitos outros jovens.
    Fofo se foi deixando eternas saudades!!!

  • Paola

    Olá Jocum!
    Vocês tem um numero de conta que as pessoas possam contribuir, para trazer o corpo do Fofo? Acho importante que todos se mobilizem, já que é tão caro e a família tem sofrido com isso. Cada um de nós colaborar com pouco conseguiremos. É o minimo que podemos fazer para ajudar nessa situação. Jesus os abençoe!

  • Martinha

    Amados irmãos, tivemos uma perda de um jovem irmão missionário e amigo, JOCICLEUTOM, que faleceu na cidade do cabo na África do sul.

    Precisamos de sua ajuda para tentarmos o translado do corpo.

    Contribua para o desejo do missionário, que era de ser sepultado no Ceará – Brasil

    Medite Gn 50.25
    … E fareis transportar os meus ossos aqui.

    c/c: 28939-6
    agência: 1587
    Banco Itaú

    Em nome da missão JOCUM
    envie o comprovante para:
    fax:3260 1299
    email: [email protected]

  • Netto

    Fofo foi um de nossos líderes em um rápido treinamento na EMF 2009.1, em Jocum Cariri. Com ele aprendemos como e por que alcançar crianças em impactos evangelístiscos. Um guerreiro! Nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=qOODiZOcgx4 ele diz algo marcante: ” (…) Amo o que eu faço e se fosse necessário, faria mil vezes” Te amamos JOCICLEUTON!

  • Bianca

    Oi acabei de entrar e até mesmo para ver o projeto africa onde a minha irmã em Cristo vai participar com vcs e acabei lendo a materia do fofo como era chamado, fiquei muito triste mesmo sem conhece-lo, mais li um pouco da sua história e vi que Deus tinha abençoado este grande homem e tb na sua morte, pois ele deixa muito exemplo, que Deus console os corações dos seus parentes e amigos, um grande abraço e parabéns para vcs Jocum,

  • juciara

    meu nome é juciara,fofo era um grande amigo meu.e aconteceu algo surpreendente…antes dele ir a africa, na primeira vez, que gostaria de relatar a todos para que de alguma forma possamos ajudar a famila e para que nosso amigo tenha um sepultamento digno de um héroi da fé,(que é o que ele era)..eu achava que era apenas uma brincadeira.. mais um certo dia estavamos fazendo caminhada na pista cesar borges em jequié e direpente ele começou a chorar e eu tb,entao perguntei a ele pq estamos chorando amigo? choravamos muito juntos…e ele disse… acho que vou morrer na áfrica… entao eu disse pare com essa conversa vc vai viver muito ainda e realizar muitos sonhos na africa…ele disse quero que mi prometa enterrar meu corpo no Brasil e com a bandeira da África en cima do caixão…tivemos essa despedida,no momento eu achava que era mais uma de nossas imaginações…mais infelizmente aconteceu meu grande amigo partiu.
    entao vamos nos mobilizar, contribuindo para essaa conta banco itauc/c: 28939-6
    agência: 1587
    Banco Itaú

    Em nome da missão JOCUM
    envie o comprovante para:
    fax:3260 1299
    email: [email protected]

  • diego custodio

    Infelizmente quando uma pessoa morre sem cristo,nós ficamos profundamente tristes;mas para nos que somos salvos em JESUS a morte nos da umaalegria eterna,pois passamos a uma eternidade no ceu.sabemos ocomo é dificel para os que ficam,mas louvamos ao SENHOR JESUS pois ele mesmo em joao 14 disse que nao nos deixariam orfaos,ele nos deixou o cosolador.o espirito da verdade que o mundo nao pode receber,mas ele habita em nos.que DEUS console a familia e aos amigos.e isso nos deixa um grande exemplo de nao amarmos as nossas proprias vidas mas entragarmo-nos para aquele que nos alistou!!!!!!!!!

  • juciara

    sentir o desejo de compartilhar o que aconteceu e vamos orar para que o melhor de Deus seja feito, sei que os familiares,lideres estao cuidando da melhor forma possivel, mesmo diante das dificuldades e que se cumpra o proposito e vontade do nosso Pai do céu.

  • Luciana

    Olá Amados,
    Eu tb sou missionária,sou de BH e estou fazendo Missões numa cidade chamada Amanaiara-CE. Como parte do corpo de Cristo e companheira de ministério do “Fofo”, quero aqui deixar o consolo do Espírito Santo aos familiares e amigos.A Bíblia fala para chorar com os que choram e é exatamente o que estou fazendo agora. Não conheci o “Fofo” mas como ele tenho um sonho de um dia ir para Africa e o exemplo deste servo de Deus ficará para mim qdo alguém tentar destruir os meus sonhos. Um abraço a todos vcs e que sintam o doce toque do Espírito Santo, pois é Ele que nos consola.
    Em Cristo.

  • O Fofo… inspiração à todos. Com sua determinação e amor por missões, o seu sorriso e alegria, levava Jesus as nações. Fofo fez parte de um remanescente de missionários com amor e paixão por Jesus e missões; que daria e faria tudo para fazer Jesus conhecido.
    Minha oração é que sua vida venha ensinar esta nova geração a serem melhores missionários, amando mais a Jesus e sua obra.

  • Fabiana

    Amados irmãos e amigos do Fofo! Estamos numa grande luta pra trazer o corpo do amado irmão.Um custo altíssimo de 35 a 40 mil reais.Mas cremos num Deus fiel e maravilhoso por isso estamos pedindo a todo povo de Deus que se una a nós e contribua financeiramente pra que isso aconteça.A Igreja Cristã Gileade Araturi e JOCUM, estão nessa luta. Maiores informaçõe pode me ligar: Fabiana(85)8835.4222.Paz do Senhor a todos!

  • Celina

    Olá
    Conheci o Fofo quando ele foi fazer Eted em 2000, meu relacionamento com ele cresceu quando ele se tornou obreiro da base.
    Me lembro dele as vezes na hora do almoço ou na mesinha que fica perto do portão da base, as vezes quando comentavamos do nosso chamado ele sempre falava da Africa e seus olhos brilhava.
    Foi bom aquele tempinho de conhecer o brilho nos olhos do menino bringalhão e feliz que realizou seu grande sonho na total dependencia de Deus. Ele é um martir.
    Agora sei que os mesmos olhos estão brilhando diante do Pai, e um dia todos nós brilaremos com eles…até lá
    Ce

  • fabio castro

    conheci o fofo no impacto no fortal em 2000 e em 2001 tive o prazer de morrar com o fofo na batecaverna, era assim que chamarvamos a casa velha que havia no sitio que a jocum tinha comprado.e por dois anos tive bom relacionamento com ele sempre com o seu temperamento esplosivo de fofura sei que ele cumpriu o CHAMADO 07/10/2009

  • Juliano

    nem sei oq dizer sobre o que rolou com o fofo,fiquei chocado.Realmente,nao apenas os que o conheciam,mas a JOCUM em geral perdeu um grande amigo e companheiro.Mas permitam-me me corrigir…não o perdemos, mas o devolvemos para o Pai, afinal, o Fofo era mais fofo pra Deus que pra nós, sem duvidas, era mesmo o tempo de Deus ter essa “fafura” ao lado dEle!
    valeu fofo, grande fofo,meu amigo fofo!!
    “Pode ser pequenininho, magro gordo ou “fofão”, aparencia nao importa, o que importa é o coração…”
    SAUDADES!!

  • MESSIAS, ANA E SAMUEL

    NOS FALAMOS, ANTES DELE VIAJAR, PELO MSN E ELE ATÉ NOS PEDIU PARA ALCANÇAR RECURSOS EM NOSSA IGREJA PARA ABENÇOAR SUA VIAJEM!! FICAMOS CHOCADOS!! MAS, A NOSSA VIDA REALMENTE É DE DEUS, E, QUE DEUS CONFORTE OS NOSSOS CORAÇÕES, POIS, ESSA PERDA É GRANDE, PARA TODOS QUE O CONHECERAM DE ALGUMA FORMA E PRINCIPALMENTE PARA ÁFRICA!!!

  • waguinho (Pitangui-Mg)

    Eternas Saudades meu grande amigo.

  • marcos paulo alverne

    eu e mh esposa patrícia, moramos próx. a família do fofo, aqui em maracanaú-ce, e fiquei sabendo do fato pela radio durante a madrugada onde sua tia estava pedindo oração e ajuda!! estamos muito tristes com o acontecido! falei c/ a família, além da tristeza estão muito preocupados c/ o translado do corpo!!! amados irmãos, convoque sua congregação p/ arrecadar ofertas em prol da causa e enviem p/ conta q está disponível no site da jocum!!
    ” A tarefa toda, de toda igreja, é dar o evagelho todo, ao mundo todo” “” VALEU FOFO !!!!!

  • Será por que perdemos tantos obreiros dígnos, enquanto muitos exploradores da fé continuam por aí enganando a muitos? Que Deus conforte os corações dos familiares de Fofo!!!

  • Manuela

    eu tive o prazer de conhecer o fofo em 2002, quando eu cheguei na base de fortaleza pra fazer ETD, quando eu ia entrando ele veio encontrar comigo e me recebeu com aquele jeito fofo de ser.Fofo era uma pessoal maravilhosa , carismatica que em pouco tempo conquistou a minha amizade. nao consigo esquecer do impacto que teve no acarau que ele estava vestido de um boneco enorme, que fazia passeata na pra praça enquanto nos evangelizavamos as pessoas que estavam pulando carnaval ai eu nem sabia que era ele que estava la dentro .derrepente o boneco chegou perto de mim e abriu a janelinha que era na roupa e me pediu agua , quando eu olhei era o fofo todo suado ali dentro. eu adimirava demais as atitudes dele , mas agora so posso sentir saudades dos momentos bons que passei ao lado dele.

  • fred medeiros e aline grace

    meus olhos choram, mas nos meus labios desponta um sorriso maravilhoso e ao mesmo tempo muito gostoso por que eu sei que agora o nosso querido amigo esta alegrando o coracao do nosso Pai.

  • miriam

    conheci o fofo na base da jocum fortaleza durante o evento da “janela Fortaleza”.O Fofo para mim sempre foi uma pessoa especial com seu jeito brincalhao e carinhoso de ser. Fiquei chocada com a noticia da sua morte,pois ao mesmo tempo trouxe-me grandes recordacoes do tempo maravilhoso vivido em Jocum Fortaleza. Vou sentir muitas saudades Fofo!!!
    Obrigada YHAWEH (Deus) pela vida desse valente missionario!!

  • victor teixeira

    ainda bem que te abracei antes de vc partir… a saudades diminui pelo fato de que vc esta com o Senhor… e tamém pela certeza que nos veremos na Glória com Deus Pai…o importante é que foi feita a vontade de Deus na vida do nosso amado…e que o galardão do Senhor ele receberá pelo arduo trabalho executado pela suas mãos… consolações a família
    e saudades eternas.

  • Gercina Garcia

    Fofo, homem de muita fé,homem ousado e apaixonado por missões! Esta é a imagem que fico dele para mim.
    Eu ví Fofo pela primeira vez, em uma viagem indo para Contagem-MG, bastava um unico encontro com ele para que fossemos impactados. Você foi um grande marco na história da Jocum Fofo.

  • Olá a todos, falar de uma pessoa como esse ai não e muito fácil, conhecei essa figura no ano de 2000 na base Jocum Fortaleza, quando a primeira vez essa benção chegou para conhecer missões, muito novo eu tinha muita raiva dele que tinha mania de mim beijar, cheirar e dizer que eu era muito bonito rsrsrs… Quando eu era disciplinado ele como quem não queria nada chegava e ajudava a descarregar a Kombi carregada de carne moída, fora quando eu era muito desorganizado ele me acordava bem cedo para não poder levar advertência e fazer minha meditação, me lembro que uma vez fiquei com problema estomacal e pela madrugada ele me acorda e disse Uandro vou orar por você, e assim fez quando ele estava orando ele falou umas coisas engraçadas como vai limpando as lombrigas, e outras mais eu me acabei de rir no momento, olhando para mim falou, Senhor desculpe por ter incomodado o Senhor, e começou a me esculhambar dizendo que eu não prestava, depois de 8 anos levei ele para conhecer minha cidade, minha casa e amigos que fizemos na Jocum, foi muito bom, bem 2 semanas de antes dele falecer ele ligou para mim do local tão sonhado ele estava na “África”, conversamos por mais de 10min acho agora até que foi nossa despedida…
    Bem termino apenas dizendo que só tenho saudades e sei que um dia nós vamos nos encontrar na Glória… Abraço a todos e gostaria de saber mais sobre esse acontecimento.
    Atenciosamente.
    Uandro Moura, Pacajus/ CE.

  • Jayme Dantas

    Meu Migo “Fofo”…
    Um daqueles, cujo o mundo não foi digno…

  • PR.ROBSON

    PAZ QUERIDOS!SOU PASTOR DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MADUREIRA,EM ARACAJU-SE.TENHO 39 ANOS,SOU CASADO TENHO 3 FILHAS.AOS 15 ANOS DE IDADE DEUS ME DEU UMA VISÃO,ONDE EU ME VI ALIMENTANDO UMA MULTIDÃO DE PESSOAS NEGRAS COM CARNE VERMELHA QUE SAIA DA MINHA BOCA(A PALAVRA),EU NÃO ENTENDI?MAS COM O PASSAR DO TEMPO DEUS COLOCOU UM AMOR ESPECIAL POR AQUELE POVO.HOJE,24 ANOS DEPOIS…ESTOU EM SP,RETORNANDO PARA ARACAJU,APÓS TER GRAVADO O 1 CD DE MINHA ESPOSA,E O SENTIMENTO CONTINUA…CONHECI NESSES DIAS UM MISSIONÁRIO QUE ATUA NA ANGOLA COMO MISSIONÁRIO VOLUNTÁRIO,O MESMO ME FEZ UM CONVITE PARA CONHECER AQUELE PAÍS,EM 2010.NO ENTANDO ENTENDO QUE PRECISO DE PREPARO PARA REALIZAR A MISSÃO COM PRECISÃO,AINDA QUE MEU ENTENDO E INICIAR UM PROJETO ENVOLVENDO JOVENS E ADOLESCENTE ATRAVEZ DA MÚSICA E CONSTRUIR UMA SALA DE INFORMATICA PARA OS JOVENS INSERIDOS NO PROJETO.PARA SUSTENTAÇÃO DO PROJETO ESTOU INÍCIANDO UMA GRANDE VIGÍLIA EM ARACAJU,QUE VISA LEVANTAR FUNDOS PARA ESSE FE IM.PRECISO DA ORIENTAÇÃO DE VOCÊS E APOIO,GOSTARIA DE RECEBENDO A VISITAR DE UM MEMBRO DA JOCUM PARA CONVERSARMOS.AGAURDO RESPOSTA.PAZ!!!ORKUT:[email protected]

  • Sergio

    querido amigo quanta saudades…não achei nenhuma palavra que expressasse o que sinto, somente o amor de Deus pode nos consolar…te vejo na grande festa.

  • Mensageiro

    O Fofo foi descansar pra glória de Deus! Amem