Menu

A ETED é o Fundamento

Por Loren Cunningham

Escola de Treinamento e Discipulado é a pedra fundamental de Jovens Com Uma Missão, a pedra fundamental da missão. É nosso código genético, nosso DNA. A ETED dá visão, dá entendimento, dá alguma coisa às pessoas para esperar que eles entendam o que a JOCUM é e o que ela não é.

Um dos princípios fundamentais da Universidade das Nações é a escritura II Pe. 1:5, “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento”. Existe uma seqüência envolvida. Se a ETED é alguma coisa, ela é sobre fé e caráter. Você constrói fé e caráter. Então, a seqüência deve ser fé e, depois, caráter. Isso é a ETED. Somente depois, o conhecimento de outros cursos pode ser adquirido. A Igreja é construída nos fundamentos dos apóstolos e profetas, sendo Jesus Cristo a pedra fundamental. Não existe ninguém mais importante que Jesus.

A pedra fundamental de tudo é Jesus – Ele é nosso ponto de referência.

Pioneiros são “desconhecidos” no começo e não são entendidos. Eles são como os apóstolos e profetas na Bíblia. Ninguém realmente percebe o que realmente está em seus corações, qual é sua visão de Deus, ou para que eles estão vivendo. Deus nos tem dado fundamentos para a JOCUM e a ETED é fundamental para a missão. No começo da JOCUM, Deus nos falou: “– Comece a escola”. Fundamentos vieram no começo e, nos tempos de pioneirismo, são colocados por baixo e não ficam visíveis.

A ETED foi fundamental para JOCUM e é fundamental para cada pessoa que faz parte da missão. Não existem exceções. Após os fundamentos serem firmados, então vêm o piso (ensinamento), as paredes (evangelismo) e o telhado (pastores – ver Efésios 4:11-13). A seqüência é a chave importante. Se os fundamentos que Deus tem dado não são estáveis ou têm sido mudados, toda a construção se torna suspeita, e o pior cenário vem, a queda. Para mudar a metáfora: “você não pode mudar as paredes antigas, os limites que seus pais deixaram” (Pv. 22:28).

No começo dos anos 1990, a base de Lausanne, na Suíça, quase fechou por causa de problemas na construção. Freqüentemente, Deus fala pelo “natural” para chamar nossa atenção para o “espiritual”. As fundações do velho hotel cinco estrelas foram danificadas e todo o prédio foi fechado para ser condenado e destruído. Primeiramente, para reconstruir a estrutura, as fundações tinham de ser restauradas antes que a renovação pudesse começar acima do piso. Quando a renovação física começa, ela também se torna um tempo de limpeza em nosso coração – nosso fundamento espiritual – e de pedir a Deus para nos mostrar onde a fundação espiritual foi danificada, destruída ou mudada. É um tempo de oração para Deus ungir novamente nossos fundamentos. Quanto mais perto chegamos do nosso objetivo para a JOCUM (a evangelização de todo o mundo), mais devemos voltar e checar nossos começos, nossas fundações. Devemos fazer perguntas do tipo: “– Eles têm mudado? Têm decaído? Precisam ser reparados, renovados ou restaurados?”.

Mas, Deus não estava apenas falando para a base de Lausanne… Ele estava apenas falando primeiro a eles como pessoas, mas também, estava falando para todos nós como JOCUM Internacional. Na JOCUM como um todo, o alcance de nosso ministério se lê em Mc. 16:15: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Nossas expressões de alcance são evangelismo, treinamento e atos de misericórdia. Isso é o que todos nós fazemos e temos feito isso desde o começo: eles são parte integral do nosso fundamento. Primeiro, fizemos apenas evangelismo, mas então, o Senhor nos mostrou a necessidade de treinamento. Jesus primeiramente estudou a Palavra, então, Ele começou “a fazer e ensinar” (cf. At. 1:1-2).

Pouco a pouco, os fundamentos da JOCUM foram postos. Nós não tínhamos descoberto ainda, até recentemente, o quão importante era o papel do treinamento – especialmente na ETED – para por aqueles fundamentos. Não apenas para a JOCUM, mas para todos os Jocumeiros.

Cada Jocumeiro precisa ter esse código genético. É somente a partir da ETED que alguém se torna um verdadeiro membro da JOCUM.

Líderes de outras grandes organizações no mundo vêem que existe uma unção em nossas ETEDs, e perguntam: “O que é isso que vocês fazem dentro delas que nós não podemos fazer?” O que quer que seja isso, é porque Deus disse para fazer isso, e Ele disse para fazer isso de uma maneira particular. Quando nós desviarmos desse caminho, nossas fundações cairão. Da mesma forma, em toda a nossa vida e ministério, quando nos desviamos do que Deus tem dito para nós, levantamos em perigo e com possibilidades de cair. No caso da JOCUM, temos aprendido que não podemos desconsiderar a ETED. Ela é absolutamente fundamental.