Menu

Forum Jovem de Missão Integral Categorias:
Notícias

Era dia 31 de outubro de 2003. Um grupo de jovens que participavam do Congresso Brasileiro de Evangelização 2 se inquietaram com a grande presença de jovens no congresso, mas com a pouca identidade da maioria deles com a Missão Integral da Igreja, assunto que formava a plataforma de debate do congresso. Pensaram um pouco e concluíram que deveriam convocar os jovens presentes para uma breve reunião na última noite do congresso. Assim que o programa terminasse, todos deveriam descer para o “caramanchão”, um quiosque anexo ao salão de reuniões, para discutirem os caminhos e descaminhos de nossa geração, a possibilidade de se pregar e viver a tal missão integral em nosso contexto e para proporem algo que nos impelisse na direção da missão. Era o embrião da iniciativa de realizarmos o terceiro CBE voltado de forma prioritária para a juventude.

Muita coisa aconteceu desde então e, hoje, temos um grupo formado por jovens de todo o país trabalhando na organização do que passou de CBE Jovem para Fórum Jovem de Missão Integral.

Muito trabalho, muita expectativa e muitos sonhos. De tudo isso temos a esperança de ver a missão integral da igreja como bandeira de grande parte da nossa juventude evangélica. Uma geração relevante é possível!!!

O Fórum é só um pequeno passo nessa direção e queremos que você, jovem, evangélico, brasileiro, faça parte disso. Separe os dias 7 a 10 de junho de 2007 para, juntos, refletirmos, testemunharmos, vermos iniciativas que já estão acontecendo, conhecermos gente nova de todo o país e darmos um passo na direção de um compromisso mais engajado com o nosso Mestre e com nossa sociedade. E isso é só o começo.

O programa foi desenhado a partir de um eixo: “ver-sentir-agir”.Assim no primeiro dia do Fórum estaremos vendo a história e as bases teológicas da missão integral. No segundo dia estaremos sentindo a realidade a nossa volta e percebendo a necessidade de um evangelho completo. No terceiro dia estaremos construido desdobramentos práticos a partir do fórum.

O programa também foi pensado alternando testemunhos, histórias de vida e momentos para compartilhar em pequenos grupos. Ainda contempla períodos de oração, louvor, oficinas (seminários), debates e exposições bíblicas. As cores são para ajudar a visualizar os conjuntos do fórum.

Os preletores:

Alexandre Brasil, Sociólogo, doutor em Sociologia pela USP e professor do Laboratório de Estudos da Ciência do NUTES na UFRJ. É conselheiro do Conselho Nacional de Políticas Públicas para a Juventude do Governo Federal, assessor do programa “Fé, Economia e Sociedade” do CLAI, coordenador geral do FALE, rede de defesa de direitos humanos e membro representante da América Latina do comitê diretivo da International Association for the Promotion of Christian Higher Education.

Ariovaldo Ramos, é filósofo e teólogo, diretor acadêmico da Faculdade Latino-americana de Teologia Integral e presidente do conselho da Visão Mundial.

Braulia Ribeiro, missionária em Porto Velho, RO, e presidente da JOCUM (Jovens Com Uma Missão) no Brasil.

Bebeto Araújo, pastor da Vinha Monte Horebe em Itaperuçu na região metropolitana de Curitiba e atua na área de desenvolvimento comunitário transformacional através da ONG Centro de Treinamento Monte Horebe. É formado na área de engenharia florestal com pós graduação em gestão ambiental e conservação de solos. Fez missiologia e ministério transcultural no Centro Evangélico de Missões (CEM em Viçosa-MG). É casado com Suely e tem três filhos.

Carlos Queiroz,  Pastor da Igreja de Cristo em Fortaleza, professor no Seminário Teológico de Fortaleza, e diretor executivo da Visão Mundial no Brasil.

Doug Birdsall – é presidente executivo para o Comitê de Lausanne para Evangelização Global, e diretor do Centro J. Christy Wilson, Jr. para Missão Mundial no Seminário Teológico Gordon-Conwell. Serve como missionário no Japão com o ministério LIFE/Asian Access desde 1980. Birdsall é presidente de Asian Access, um ministério focado no evangelismo e multiplicação de igrejas, desde 1991.

René Padilha,  é um dos pioneiros da Fraternidade Teológica Latino Americana; Foi discípulo de Bruce, quando fez doutorado em Bíblia, mora na Argentina, mas é equatoriano. Foi missionário no Peru. Um dos incentivadores e pioneiros da ABU.

Valdir Steuernagel – é pastor luterano e trabalha com a Visão Mundial Internacional e com o Centro de Pastoral e Missão em Curitiba.

Wellington Santos, Pastor Batista em Maceió e presidente da Convenção Batista de Alagoas, membro da diretoria nacional da Fraternidade Teológica Latino Americana.

Ziel Machado é Historiador, membro da equipe pastoral da Igreja Metodista Livre da Saúde, em São Paulo, Secretário Regional da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos na América Latina (ABU). Foi obreiro da ABU-Brasil por dezoito anos, primeiro no Rio de Janeiro e depois como Secretário Geral.