Menu

Indonésia: Chacina Iminente Categorias:
Notícias

A Milícia Laskar Jihad já anunciou um “Natal Sangrento” em Sulawesi. Um contato da Agência Christian Aid na Indonésia recentemente viajou de Palu, capital de Sulawesi Central, a Poso, numa missão de especial. Eis aqui um resumo do seu relatório:

“A medida que estávamos entrando na zona de guerra, fomos abordados por inúmeros postos da milícia ao longo da estrada, cada um com sua bandeira Jihad, um estandarte negro com incrições em Arábe.

Em cada posto Jihad haviam posters com fotos de Osama Bin Laden, seguido da incrição logo abaixo: “Este é o Nosso Líder.”
Jovens soldados vigiavam estes postos, inspecionando os veículos para verificar se eram ocupados por Cristãos. Verificavam os documentos de identificação de cada passageiro e a simples identificação de um cristão poderia significar execução sumária imediata. Desta vez, como estávamos num comboio militar não fomos inspecionados.
Ao mesmo tempo todos os postos militares do governo estavam estranhamente vazios. Isto era uma situação muito diferente de dois meses quando viajei pela região com minha esposa e cooperadores do ministério de refugiados em Manado. Naquela época havia forte presença militar em postos de guarda e NENHUM posto da milícia Jihad. Agora a situação era diretamente oposta.
A outra coisa notável era o vazio absoluto das estradas e as vilas. O povo havia fugido. Era sinistro. Como viajávamos perto de Tentena, um ponto de abrigo para Cristãos, vimos um número crescente de refugiados na região. Na vila de Pandiri havia 843 novos refugiados de 193 famílias da vila de Malitu que havia sido destruída no dia 31 de outubro deste ano por forças da Jihad.
Entrando em Poso passamos por vários soldados Jihad numa mesquita em Kayamanya. Justamente lá paramos para abastecer. Permanecemos nos veículos escondido por trás dos vidros fumês procurando não chamar a atenção.
Apenas dois meses antes aquele mesmo posto de Gasolina estava repleto de funcionários e clientes. Agora entretanto, quase deserto. Os guardas que nos acompanhavam disseram que o posto foi fechado e que não era permitido a Cristãos abastecer alí. Aliás, todo combustível, gasolina, querosene, diesel etc.. eram de comercialização proibida em Tentena, que havia sido colocada sob um embargo pelo Jihad.
Os guerelheiros do Jihad haviam ameaçado os oficiais de Pertamina, de serem mortos, caso desobedecessem as ordens do embargo contra Tentena. A comunidade de Tentena já havia pago antecipadamente por três cargas de combustível, os oficiais de Pertamina estavam recusando-se a entregá-los por temerem por suas vidas.
Já a comunidade Cristã em Poso, ansiando por paz, segurança e estabilidade, clamaram para que apelássemos por intervenção e ajuda internacional. Eles pensam que o governo Indonésio, militares e a polícia têm pouco interesse em proteger as 63,000 pessoas no Distrito de Poso contra uma matança planejada, e contra o programa de Islamização em massa planejado pelo Laskar Jihad.

Considere estes fatos:

  • O Jihad já destruiu 30 vilas e 4000 lares nos últimos três meses.
  • Quando o Laskar Jihad atacou a vila de Pantangolemba, todos os militares fugiram e se esconderam.
  • Guardas Militares foram removidos de vilas Cristãs, e o alsenal da polícia em Tentena foi reduzido a 3 rifles para 35 homens.
  • Entretanto ao Laskar Jihad é permitido continuar a operar uma fábrica de munições em Palu, apesar de numerosos apelos e petições dos Cristãos para que esta fosse fechada.
  • Afegãos e Paquistaneses chegaram em Pandajaya, próximo a Pendolo, para treinar forças Jihad locais na fabricação de armas e bombas. Desde então houve um considerável aumento no número de ataques contra vilas Cristãs da localidade.
  • O Jihad impôs um embargo em estoques de combustível e ameaçou os residentes de Tentena com um “Natal Sangrento.”
  • Oficiais mais antigos em Sulawesi têm informação que há mais que 1000 guerrelheiros jihad de Aceh (parte do norte de Sumatra) que estão a caminho de Tentena, viajando ao sul vindos de Makassar a Pendolo para fortalecer-se as forças de jihad em preparação para o “Natal Sangrento” em Tentena.

Os líderes da comunidade ainda revelaram que muitos muçulmanos, especialmente esses que viveram na região durante anos muitos, estão insatisfeitos com o Jihad,e desejam que eles vão embora, dando assim a oportunidade para povo local viver em paz. Disseram que são os recém-chegados, e especialmente o Laskar Jihad, quem estão promovendo o conflito.

Nos últimos três anos, crentes tem se sacrificado para generosamente ajudar e apoiar os refugiados, mas o conflito que tem se extendido ao longo dos anos drenou seus recursos e agora suas comunidades e as famílias estão começando a sofrer a níveis intoleráveis.

Eles precisam de ajuda, para que pelo menos possam sobreviver. Nos acampamentos que visitamos, muitos refugiado estavam magros e desnutridos. As crianças pequenas em particular são as mais afetadas. E como resultado, doenças como a malária estavam aumentando.
Eles tinham pessoal médico insuficiente, medicamentos e equipamento não adequados a demanda e necessidades de povo, de maneira que toda assistência possível será bem vinda, e uma expressao de amor para eles.

Você gostaria de ajudar estes irmãos?