Menu

JOCUM Salvador: Bahia de um Santo só Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

 

Dizem que a Bahia é de todos os “santos”, mas o Santo que dá nome a capital é o Salvador, Jesus Cristo, o único Senhor. JOCUM chegou ali há quase 20 anos e treinou muita gente. Atualmente, com duas bases de operação, a missão trabalha com ETED (Escola de Treinamento e Discipulado), ENVIA (Escola Noturna de Vida Abundante), ETD (Escola de Treinamento para Discipuladores), Escola de Férias, evangelismo, missões urbanas e projetos na área de justiça e transformação – futebol, reforço escolar e discipulado cristão.

Ao chegarmos em um dos núcleos da base, em São Cristóvão, encontramos uma equipe de estrangeiros que passou um tempo na capital baiana como prático de ETED. Chegamos e eles estavam de saída para Minas Gerais. O Brasil envia missionários e também recebe. Assim como a base de Salvador, muitas bases de Jovens Com Uma Missão recebem equipes de todo o mundo. Somos uma família! E dando suporte uns aos outros, expandimos o Reino por todas as nações! Hospitalidade é um valor bíblico adotado por JOCUM, que tem nos permitido avançar muito e proporciona que tenhamos casas em todas as nações. Além disso, toda essa mistura nos ensina. A amar, a ceder, a cuidar, a priorizar o outro, a servir, a tolerar, a confrontar, a crescer. Quem nunca viveu em comunidade, não sabe o quanto aprendemos com tudo!

Outro acontecimento especial em nossa chegada foi o início da ETED. Foi encantador olhar para tantos rostinhos cheios de expectativas pelo tempo que viverão e acesos pela chama que nos impulsiona a dizer sim ao chamado de Deus para nossas vidas. O Reino está próximo, tão próximo de nós… Quão bom seria ver mais daqueles rostos. E quão necessário é! A seara é grande e poucos, pouquíssimos, são os trabalhadores. Você que está lendo, lembre-se de orar por isso. E de se dispor também!

Muitos jovens têm sido inspirados por JOCUM Salvador. E pudemos ver em cada obreiro um coração simples e abençoador. Particularmente, pude ver renúncia de muitos ali. Pessoas que têm renunciado planos e desejos para obedecer Àquele que é digno de toda a nossa vida. Pessoas admiráveis! Falhas, mas admiráveis por sua disposição de servir, ouvir, obedecer e inspirar.

Obrigada JOCUM Salvador! Que a semente plantada mostre sua flor.

Texto: Ananda Ribeiro
Fotos: Emanuel Queiroz