Menu

Aconteceu no Monte… Categorias:
Artigos

Entre os últimos dias 02 e 04 de Setembro, à base de Jocum Monte das Águias, em Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba-PR, aconteceu o II mini CONPLEI Sul, reunindo vários interessados na luta pela causa indígena brasileira!

Segundo blog do evento, o CONPLEI tem como objetivo levar o Evangelho de modo contextualizado às nações indígenas, trabalhando com a visão de uma Igreja genuinamente Indígena. Normalmente, a dificuldade de acesso aos missionários não-indígenas (estrangeiros e nacionais), alavancaram a necessidade de uma nova estratégia, que defende que o próprio indígena deve ser o missionário para o seu povo!

Um pouco de história
Em 1500 quando os portugueses chegaram ao Brasil, mais de 5 milhões de índios viviam aqui. Apesar disso, segundo os últimos levantamentos o seu número hoje chega somente a 360 mil. Por esta péssima situação, se despertou a consciência de que era preciso preservar o povo restante. A situação hoje, embora ainda preocupante, melhorou. A população indígena apresenta uma taxa de crescimento anual de 3,5%, bem mais alta que a média nacional. Apesar de pequeno, este segmento da sociedade brasileira ocupa áreas demarcadas que equivalem a 11% do território nacional dividido em 245 nações. Os índios brasileiros falam cerca de 185 línguas diferentes. Na época do descobrimento, eram 900 povos e mil e trezentos idiomas.

Assim, nos últimos 10 anos, uma série de medidas v6em restringindo cada vez mais as atividades do setor evangélico no Brasil. Não bastasse isso, a articulação de intelectuais e estudiosos, junto com a repercussão na mídia, tem fomentado um sentimento hostil em relação às organizações missionárias. Obviamente, é hora da Igreja erguer a voz e agir positivamente para que o Evangelho não seja impedido de penetrar as trevas de lugares sem o conhecimento de Cristo.

II Mini CONPLEI Sul
Então, o Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas – CONPLEI nasceu do sonho de pastores e líderes evangélicos indígenas com a visão e paixão ardente de ver Deus glorificado entre as tribos do Brasil. No dia 22 de Março de 1991, na sede da Sociedade Bíblica em Brasília, aconteceu a primeira reunião do CONPLEI, em que foram eleitos dois coordenadores gerais, Carlos Justino Terena e Idjarruri Karajé.

Com isso, as 3 ONDAS MISSIONÁRIAS (estrangeira, nacional e indígena), chegam junto ao campo missionário para que o Evangelho do Senhor Jesus chegue também às áreas remotas e aos que nunca ouviram a Palavra de Deus.

Dessa forma, no Monte das Águias, tivemos cerca de 150 indígenas, vindos do Mato Grosso do Sul e do Interior do Paraná debatendo a temática : “o Senhor da Terra unindo os povos que nela habitam”.

Esses evento contou com o apoio da equipe nacional de comunicação de Jocum Brasil e aconteceu a partir de Jocum Monte das Águias.

+ Info:
[email protected]
http://conpleisul.wordpress.com
http://www.jocumaguias.org/