Quem Somos

Desde a fundação de Jovens Com Uma Missão (JOCUM), em 1960, por Loren e Darlene Cunningham, temos visto milhares de pessoas ao redor do mundo envolverem-se no cumprimento da ordem de Jesus:

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15)

Jovens Com Uma Missão é uma Missão internacional e interdenominacional, empenhada na mobilização de jovens de todas as nações para a obra missionária.

Como cidadãos do Reino de Deus, somos chamados para amar, adorar e obedecer ao Senhor Jesus Cristo, para amar e servir seu corpo, a Igreja, e apresentar todo o evangelho, à todo o homem, por todo o mundo.

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e  regra de fé e prática pela qual devemos nos posicionar.

No Brasil

Iniciamos nossas atividades em 1975 através do casal Jim e Pamela Stier, em Contagem-MG. Hoje temos 60 Escritórios e Centros de Treinamento Missionário espalhados por todas as regiões do país.

Jovens Com Uma Missão reúne pessoas diferentes para trabalhar nas mais diferentes atividades evangelísticas. Entre os nossos missionários, podem ser encontrados jovens, famílias, aposentados, universitários recém-formados e pós-graduados, pessoas vindas de mais de 100 países e denominações evangélicas diferentes, novos crentes, pastores e líderes de igrejas com muitos anos de experiência. Todos envolvidos nestes objetivos:

  • Apresentar Jesus Cristo à esta geração e a possibilidade real de relacionamento com Ele, mobilizando o maior número possível de pessoas para ajudar nesta tarefa;
  • Treinar e equipar cristãos para o cumprimento da grande Comissão.

Voluntariado & Missões

Anualmente mais de 30.000 pessoas participam dos nossos programas de curto prazo e Escolas de Treinamento. Graças a Deus, nossas equipes móveis já visitaram e testemunharam em todos os países do mundo.

Atualmente somos aproximadamente 18.000 missionários, destes 1.300 brasileiros, trabalhando integralmente em mais de 1.100 centros de atividades missionárias, em 180 dos 238 países do Mundo.

Atividades

Por todo o Brasil estamos envolvimos com atividades em inúmeras frentes. Podemos citar entre estas:

  • Prevenção e amparo a menores em situação de risco. Durante muitos anos tivemos casas e abrigos para crianças em Belo Horizonte. A Casa Refúgio no bairro de Santa Teresa, acolheu crianças portadoras de HIV, e apezar de recebermos as crianças sabendo da baixa expectativa de vida que as aguardava, experimentamos uma temporada de mais de 10 anos sem mortes na casa. Trabalhos como este conferiram-nos o título de Utilidade Pública Municipal Lei Nº 9611, de 24 de setembro de 2008. Atualmente estamos envolvidos no combate ao tráfico de pessoas, especialmente menores, explorados pela indústria da prostituição. Também trabalhamos na conscientização da realidade do infanticídio cultural indígena que ainda acontece em território Brasileiro. Além disto trabalhamos na prevenção com orientação a Pais,  crianças e adolescentes através de projetos de apoio a familia, e ministérios como King’s Kids.
  • O apoio e recuperação de dependentes químicos. Em Aparecida de Goiania – GO, o Projeto Pro-Ame desde 1999 já atendeu centenas de pessoas ajudando-as na difícil tarefa de recomeçar e integrar-se novamente na sociedade.
  • Desenvolvimento Comunitário. Em várias regiões do Brasil estamos envolvidos em atividade de desenvolvimento sustentável em comunidades. No Norte ativamente trabalhamos como o diagnóstico e tratamento de malária, com treinamento em Microscopia, e iniciativas que gerem protagonismo nas comunidades atendidas, como o Projeto Marias que fornece orientação sócio-familiar a adolescentes vindas de comunidades ribeirinhas do baixo Madeira, na faixa etária de 11 a 18 anos.
  • Justiça e Cidadania. Nossos voluntários trabalham em várias cidades do país com a promoção da Cidadania e Justiça. Na comunidade do Borel no Rio de Janeiro, desde 1990 temos servido através da Creche Semente, Projeto Bom Tom (Escola de música), Criarte (Artesanato), Projeto Inclusão Digital (Informática), Projeto Acolhedor (Dependentes Químicos) e Ambulatório (odontologia, psicologia, fisioterapia, cuidados de enfermagem, consulta médica e farmácia comunitária). Tudo isto com o objetivo de trazer a juventude da comunidade pra longe das drogas e da guerra do tráfico.
  • Barcos de Apoio. A missão possui três Barcos na Região Amazônica, o São Mateus, Australia II e Betesda, servindo as comunidades ribeirinhas com atendimento médico e odontológico gratúito. Os barcos de atendimento da JOCUM Brasil também fazem de YWAM Ships, que possui até o momento dezenove embarcações servindo em diferentes partes do mundo com atendimento a comunidades isoladas.

Reconhecimento

Somos reconhecidos como órgão de Utilidade Pública Federal (MJ nº 24.980/96-54), Estadual (Acre, Alagoas, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Espirito Santo, Rondônia ) e Municipal em várias cidades do país.

Para conhecer um pouco mais sobre a história de Jovens Com Uma Missão, recomendamos a leitura do livro “Pode falar, Senhor. Estou Ouvindo” de Loren Cunningham, publicado pela Ed. Betânia. A história de JOCUM no Brasil é narrada em detalhes pelo seu fundador, Jim Stier, no livro “Além das Possibilidades“, publicado pela Editora Jocum.