Menu

Missões e Fronteiras: Mulheres suportam grandes perdas mas ganham Jesus Categorias:
Arquivo, Artigos, Destaque, Destaque Artigo, Notícias

Por C. Anderson (autora que narra as histórias de uma equipe de missionários)
Tradução: Larissa Mazaloti / Arlis Maximiano

O luto e a perda fazem parte de nossas vidas como missionários que trabalham nas fronteiras. Tocar a vida de quem vive no deserto árido, onde o evangelho ainda não é conhecido, significa encontrar dor, morte e tristeza. Nós experimentamos isso em nossas próprias vidas e também o encontramos na vida daqueles com quem convivemos no discipulado e compartilhamos o amor de Deus.

Também temos o grande privilégio de compartilhar Cristo com aqueles que nunca ouviram sobre ele antes. Ao se encontrarem com Jesus, encontram conforto e paz que só Jesus traz..

Esta é uma história de uma de nossas equipes da Jocum Missões e Fronteiras, que trabalhou durante anos na Ásia Central. A história fala de três senhoras idosas, mães que sofriam com o luto. Eram algumas das primeiras em seus respectivos grupos sociais a conhecer Jesus.Elas também foram algumas das primeiras a serem salvas.

Essas mulheres perderam seus bebês e sofreram grandes dificuldades. Elas encontraram a paz em Cristo que um dia as reuniria com seus pequeninos no céu.

Uma mulher da Sibéria

A primeira mulher sobre a qual vou falar eu conheci em minha ETED (Escola de Treinamento e Discipulado) na Sibéria (sim – no inverno!). Ela era da etnia Tartar e havia se mudado do Tartaristão, na Rússia, para a Sibéria Oriental quando jovem, em busca de emprego.

Os tártaros formam um grupo de muçulmanos. A vida era muito difícil lá. No inverno, eles comiam apenas batatas, arroz e ocasionalmente uma cebola. Eles possuíam uma vaca magra que ordenhavam manualmente todas as manhãs. Não era muito o leite tirado, mas era uma nutrição extra para eles. Eles não tinham água corrente; um parente coletou água de uma bomba a mais de um quilômetro de distância. E, a menos 40 graus Celsius, sair de casa era algo que você fazia o menos possível.

Guzal me disse que ela tinha doze filhos. Seis tinham morrido na infância e um sétimo se afogou no rio quando ele tinha oito anos. Ela estava com setenta anos quando a conheci. Embora muitos anos depois, as lágrimas ainda estavam em seus olhos quando ela me contou sobre a perda de seus bebês. Ela veio a Cristo durante os anos soviéticos e foi uma das primeiras pessoas do seu grupo a vir ao Senhor.

A próxima história é sobre duas senhoras que conheci em um país da Ásia Central onde trabalhei por muitos anos.

Minha vizinha e sua sogra

*Muhabbat era a sogra da minha vizinha.

Um dia minha vizinha veio perguntar se eu tinha algum remédio que ajudasse sua sogra. Ela estava na casa de Muhabbat por alguns dias. Explicando que ela estava morrendo de câncer, ela me contou sobre sua dor terrível.

Fui à casa dela para conhecer a mulher. Havia muito pouco que eu pudesse fazer, mas me ofereci para orar por ela. Enquanto eu orava, de repente percebi que esta seria a única oportunidade que ela teria para ouvir o Evangelho!

Eu comecei a contar a ela sobre Jesus. Ela estava muito interessada. Neste ponto, recebi a senhora que estava me auxiliando em minha casa para me ajudar. Ela era uma estudante e crente. A fala da velha senhora estava arrastada e eu estava tendo dificuldade em entendê-la.

*Dildora veio e contou-lhe toda a história da Bíblia começando com Gênesis. Eu pensei comigo mesmo “isso poderia levar séculos”, mas então percebi que eles só tinham Gênesis, Salmos e o Novo Testamento em sua língua! Muitas línguas na Ásia Central têm apenas porções bíblicas traduzidas.

Depois de ouvir o evangelho, ela entregou sua vida ao Senhor. Mais tarde naquele dia eu li para ela Apocalipse 21:1-5 sobre o novo céu e a nova terra. O texto diz que Deus enxugará toda lágrima de nossos olhos. Não haverá mais morte, tristeza, choro ou dor.

Ela faleceu cerca de três dias depois que eu li isso para ela. Minha vizinha que primeiramente apenas me pediu o remédio, me contou mais sobre a história de sua sogra. Ela teve doze filhos. Seis morreram na infância. Esta mulher sofreu grande perda e terrível sofrimento.

Depois de ouvir a passagem do Apocalipse, ela estava em paz. “Ela não parecia mais ter medo de morrer”, minha vizinha me disse. Seu coração transformado foi um forte testemunho. Não muito tempo depois que sua sogra faleceu, minha vizinha também entregou sua vida ao Senhor. Esta mulher tão sofrida era provavelmente a primeira pessoa de sua comunidade a morrer na fé. Através da paz que ela encontrou, outros também acreditaram.

Laços familiares

A terceira história é muito parecida. Esta mulher era de uma aldeia nos arredores da nossa cidade. O evangelho geralmente se espalha através dos relacionamentos familiares. Isso era verdade no caso dela. Sua nora se familiarizou com uma das minhas colegas de equipe. Ela deu sua vida ao Senhor. Ela então levou suas cunhadas e sogra ao Senhor também. A sogra sempre me pareceu muito traumatizada. Eu não sabia porque. Depois de sua morte, sua filha me contou que tinha quatorze filhos e oito morreram na infância.

Eu estou impressionada com a incrível misericórdia do Senhor. Ele vê o sofrimento dessas senhoras e muitas outras como elas que vivem na Ásia Central. O luto e a dor estavam constantemente presentes em suas vidas. Mas em Cristo encontraram paz e consolo. Elas estão agora no céu com os bebês que morreram. Elas estão com o seu Senhor também, em um lugar onde não há morte, tristeza, choro ou dor ”.

Muitas mulheres sofridas na Ásia Central ainda não ouviram falar do Deus que pode consolá-las. Milhões de mulheres da Ásia Central permanecem presas em vidas cheias de sofrimento causado pela perda de crianças. Comparado com o Reino Unido, onde apenas 3.8 de 1000 bebês morrem, na Ásia Central, são mais de 40 crianças em mil.

Quando essas três mulheres encontraram esperança, cura e paz, centenas de outras pessoas puderam ouvir que existe um Deus que pode curar seus corações quebrantados. Quem irá compartilhar a grande compaixão e amor de Deus?

*Os nomes foram alterados.

Missões e Fronteiras da JOCUM trabalha para multiplicar equipes, através de grupos de pessoas não alcançadas. As equipes farão o que esta equipe fez: apresentar o Rei Jesus e seu Reino através de palavras e ações. Capacitar e confiar aos novos crentes para fazerem o mesmo.

Obtenha mais informações sobre Missões e Fronteiras da JOCUM (www.ywamfm.org) e sobre as oportunidades de treinamento. Comece com os Movimentos de Transformações com Fazedores de Discípulos em sua própria área.

Nas redes sociais:
FACEBOOK 
INSTAGRAM