Menu

Japão: oportunidades em meio à crise Categorias:
Notícias

Em parceria com a Igreja local e com outras agências missionárias, JOCUM permanece trazendo ajuda, conforto e esperança aos japoneses nesse tempo de velar as vítimas do terremoto e subsequente tsunami que devastaram a nação no último mês de Março.

Nas conseqüências da devastação do terremoto e tsunami que afetaram o nordeste do Japão no mês passado, relatórios de equipes de JOCUM têm chegado, descrevendo o impacto do desastre e explicando seu envolvimento no processo de recuperação do País.

Cancelando todos os outros planos, líderes de JOCUM decidiram apoiar o trabalho da “Crash Japão” – uma rede oficial de missões e igrejas no Japão para situações de terremotos e outros desastres que leva consolo cristão, assistência, suporte e esperança (ou Christian Relief, Assistence, Support and Hope em situações de crise, daí vem o acróstico CRASH). Esse é um ministério autorizado de missões vinculado à Associação Missionária Evangélica do Japão, da qual a JOCUM também faz parte. O objetivo da CRASH é equipar cristãos no Japão para estarem prontos quando desastres atingirem o País, mostrando o amor de Jesus de maneiras práticas e efetivas.

O ingresso de equipes da JOCUM de Tóquio é a primeira resposta para o Rescue US. Além disso, voluntários da JOCUM iniciaram a cobertura jornalística de tudo o que aconteceu a partir da produção de notícias direto da fonte sem nenhum tipo de manipulação dos fatos (saiba mais sobre esse novo conceito, chamado GrassRoots News).

A ameaça de radiação vinda das instalações danificadas das usinas nucleares tem restringido o acesso a algumas partes das áreas do desastre, mas jocumeiros residentes no Japão anteciparam que haverá muitas oportunidades para servir os sobreviventes e ajudá-los a restaurar suas vidas assim que os serviços básicos forem retomados e a força de resgate tenha cumprido sua tarefa.

JOCUMeiros no Japão tem feito pedidos de oração e doações que podem ser encaminhadas à Crash Japão, que é a agência que tem lutado para conseguir fornecimento de comida para os necessitados.

David McDaniel, líder da Escola de Treinamento e Discipulado de Tóquio nos esclarece algumas coisas, dizendo:

” Este é um país com uma forte insfraestrutura – eles são experts em resposta a desastres em função de sua cultura… Agora, a vontade mesmo de muitas pessoas é entrarem em aviões e vir pra cá. Eu sou grato pelos seus corações e vontade de vocês em relação a tudo isso, mas, neste momento mesmo, não precisamos de uma imensidão de pessoas vindo para cá. Na realidade, o que mais precisamos é de suas orações”.

McDaniel comenta sobre a necessidade de orações pelos esforços no resgate, pela situação de perigo causada pela destruição de instalações nas usinas nucleares para que tudo esteja sobre controle, e pelo derramar da paz do Senhor sobre as pessoas do Japão nesse momento tão difícil.

Por fim, David comenta: “O caráter Japonês na crise é uma combinação de dois Kanji – um pelo perigo e o outro pela oportunidade. Na crise, Deus quer fazer o que Ele sempre faz – pegar algo que é perigoso e horrível e redimir isso tudo, trazendo para Si, os corações das pessoas. É nisso que temos crido – nessa nação conhecendo o incrível amor que seu Deus possui por eles como pessoas”.

Uma mensagem de Jocum Tóquio
Em nome de todos aqueles afetados pelo terremoto na região de Tohoku, nós gostaríamos de expressar nosso sentimento de compaixão, preocupação e simpatia. A todos aqueles que estão trabalhando duro nas áreas atingidas pelo desastre e a todos os outros ao redor do mundo que estão orando pelo Japão e doando recursos financeiros ou outras opções de assistência, nós queremos expressar nossa profunda gratidão e respeito por todos os seus sacrifícios.

O Japão enfrenta agora uma situação que nós jamais poderíamos imaginar que iria acontecer. Informes sobre a perda de vidas e sobre os danos aumentam diariamente. Muitas pessoas no País estão profundamente chocadas.

Porém, mesmo no meio de uma tristeza tal como essa, nós temos esperança porque nosso Deus onipotente tem estado conosco. Muitas pessoas mundo afora estão orando pelo Japão. Nós estamos recebendo muitas mensagens de encorajamento. Muito tem expressado seus desejos de ajudar. Nós estamos muitíssimo agradecidos por tudo isso! Por favor, saibam que suas orações estão alcançando o Japão.

A JOCUM Japão está se preparando para fazer um trabalho de socorro e consolo nas áreas afetadas pelo desastre. No entanto, dessa vez, o acesso está restrito e não é possível adentrar essas áreas diretamente. Por causa da situação instável, têm havido também alguns desencontros de informações. No entanto, nós estamos orando na medida em que esperamos pelo tempo de Deus para toda essa situação. Se você quer vir ao Japão para ajudar, eu gostaria de pedir a você que também continue orando pelo País e esperando pelo tempo de Deus para tudo isso.

Por favor, clique aqui para saber de motivos de oração específicos e ainda informações adicionais (em Inglês).

Por fim, eu posso informar que todos os missionários de JOCUM Japão estão bem e em locais seguros.

Kazuhiko Yoshida
Liderança de JOCUM Japão

Vídeos sobre a realidade atual do Japão
Pray for Japan – vídeo que revela como os cristãos estão agindo na nação japonesa em resposta à crise, como que os japoneses estão encontrando sentido em meio a todo o desastre e também vai informar suas orações pelos sobreviventes do tsunami.

Por que os Japoneses estão tão calmos diante do desastre? – rápida entrevista com David McDaniel’s, um pastor norte-americano que vive em Tóqui, no Japão, e explica um pouco mais a respeito da reposta cultural japonesa extraordinariamente tranquila e calma a toda a crise causada do último Tsunami.

Fonte: site internacional de JOCUM