Menu

Equipe no Haiti: últimas notícias Categorias:
Notícias

PORTO PRÍNCIPE, 31 de Janeiro de 2010

Essa é nossa segunda noite em Porto Principe.  Estamos situados bem em frente à sede do Governo, dormindo sobre um telhado (laje) do prédio da Polícia local.  O lugar onde estamos é bem protegido e, como é a sede da polícia, os policiais estão acampando no mesmo terreno.

Do outro lado da  rua, há um campo de refugiados. São pessoas que perderam tudo no terremoto e, agora, vivem aqui. Muitos estão sendo atendidos pelos médicos e enfermeiras de nossa equipe, e estamos trabalhando junto com várias organizações para prestar atendimento. É muito lindo ver gente do mundo inteiro e de muitas organizações trabalhando juntos para trazer esperança ao povo do Haiti.

Ontem foi nosso primeiro dia por aqui.  Enquanto Marcelo, Fernanda e Jackellyne atendiam às pessoas, com a ajuda de Lika na tradução, Johan, Eduardo, Peter, Michelle, Igor e Mário Júnior se encarregaram de limpar o prédio que estamos utilizando como clínica para atender o pessoal.

Coisas boas…
À noite, pudemos ouvir os testemunhos de coisas boas que aconteceram naquele dia.  O pessoal da equipe médica ajudou uma mulher a dar à luz um bebezinho, que se chama Moisés.  A mãe, de apenas 15 anos, não queria ficar com seu filho, mas, passado algum tempo, ela pediu para vê-lo e até deu-lhe de mamar.  Continue orando por essa nova etapa da vida dela e também pela vida do bebê – ambos passam bem, mas, com certeza, é um desafio criar uma crianca numa situação como essa.

Tudo limpo…
Foi tambem lindo ver como nossa equipe da limpeza se empenhou em fazer um bom trabalho.  Alguns trouxeram muita alegria para os outros com suas canções e com o coração de servo. Outros foram muito além do esperado e deixaram o lugar impecavelmente limpo e bem cuidado.  Além de trabalhar aqui durante o dia, estamos dormindo no telhado e usando os banheiros do prédio. Então, todos nós temos vontade de dizer bem alto: MUITO OBRIGADO!

Antes de dormir, uma surpresa…
Estávamos todos prontos para dormir lá na nossa laje com vista para o Palácio à luz daquela linda noite de lua cheia, quando ouvimos vozes de centenas de pessoas vindo em nossa direção… Quando nos levantamos para ver, havia uma multidão de pessoas cantando, dançando e vindo até o lugar em que estávamos.  Ficamos confusos, porque,  não sabíamos se era uma situação boa ou ser aquilo era algo de que deveríamos ter medo, principalmente, quando eles pararam e cantaram um pouco bem defronte ao nosso “lar“.  Depois de alguns segundos cantando aqui, eles prosseguiram para dar a volta ao redor do palácio.  Passado esse episódio, um de nossos colegas haitianos nos traduziu o que era que aquela multidão estava cantando e, segundo ele, era mais ou menos isso: honrando as pessoas que morreram e agradecendo a Deus por estarem vivos.  Depois, eles cantaram sobre como o egoísmo e a corrupção não levam a nada, demonstrando o desejo que eles tem de reconstruir o País. Nosso colega haitiano nos explicou também que essa multidão tem vindo todas as noites e, quando param em frente a nossas tendas, eles fazem isso para agradecer a todos os que estão ajudando. Terminamos a noite com um tempo de louvor e oração liderado por nossos irmãos da República Dominicana.

Apesar das circunstâncias, ESPERANÇA!
O povo haitiano é muito cheio de alegria! Apesar das circunstâncias, encontramos aqui algo que não esperávamos encontrar: esperança. Os olhos das pessoas, principalmente as crianças, estão cheios de esperança! Hoje (31/01), tivemos outro dia cheio, o pessoal trabalhou muito, tanto na limpeza quanto na área de cuidados de Saúde e de  preparo de mantimentos para distribuir aos refugiados, doações de roupas, etc.  Estamos tanto prevenindo quanto tratando doenças!

Nova base de JOCUM, recomeço e reconstrução para o Haiti
À tarde, Peterson nos levou para vermos o terreno onde ele gostaria de construir a nova base da Jocum em Porto Príncipe. Peterson é um haitiano de muita fé, com o coração grande e cheio de amor por seu país.  Ali, sobre as ruínas do que era antes, ele compartilhou seu coração para reconstruir a nação.  O sentimento que ele compartilhou ali conosco, o entendimento de que esse é o tempo de um novo começo para o Haiti, etc… É algo que temos sentido vir do coracao do povo de Deus aqui. Peterson foi mais além e nos contou como ele quer dedicar sua vida à visao de ver seu País reconstruído sobre o alicerce de Jesus!  Por favor, orem por perseverança e condições para que esse grande sonho se realizar e para que Deus continue abençoando o trabalho deles.

Tarde especial com crianças e jovens!
Tivemos um tempo muito especial com as criancas hoje à tarde:  saímos do terreno onde estamos, já que nosso local é cercado, com portões, guardas, etc., e fomos jogar futebol com as crianças que estavam do outro lado da rua.  Enquanto os homens jogavam bola – para encanto do povo daqui que ama o Brasil e o futebol brasileiro – nós começamos a falar com as crianças.  Também tivemos a oportunidade de ministrar às pessoas ali, que estavam sedentas de Deus. Por fim, o Mário Júnior trouxe uma palavra de esperança para o povo ali reunido.

Continuamos a contar com as suas orações por nós e pelo Haiti. E se você quer saber mais sobre o que tem acontecido por aqui, o que Deus tem compartilhado conosco nas nossas meditações, ver fotos e outras coisas mais, por favor, acesse o blog de nossa viagem e deixe seu comentário: http://beagablog.blogspot.com

Abraços,

Equipe de JOCUM Brasil no Haiti