Menu

10 dias, 10 líderes mundiais, 3 continentes e uma Bíblia Categorias:
Notícias

De 15 a 24 de Novembro, Loren e Darlene Cunningham, juntamente com David Hamilton tiveram uma incrível jornada, se reunindo com líderes cristãos muito influentes em cinco cidades, em quatro países e em três continentes.

De que se tratou a viagem?

O propósito da viagem emergiu conforme nós estamos crescentemente cientes do incrível momento em que estamos vivendo. Nós estamos cientes que a tradução de Bíblias está progredindo num passo nunca antes visto. Nós esperamos que os últimos dos 7mil idiomas falados na terra tenham a tradução bíblica iniciada entre 2020 e 2025. E nós podemos esperar que a tradução e processo de publicação progredirão de uma forma que até 2033 (dois milênios desde a morte e ressurreição de Cristo!), todos na terra terão as Escrituras disponíveis em sua língua materna! Que marco incrível! Pense nisso: pela primeira vez na história todos terão acesso à Palavra escrita de Deus em sua própria língua! Que tempo incrível para estarmos vivos! De fato, Deus certamente está trabalhando pelo globo, preparando uma nova onda de colheita do reino. Nós acreditamos que esse despertamento espiritual vindouro será alimentado e galgado por um novo nível de engajamento com a Palavra de Deus. Conforme a pobreza bíblica for erradicada e as Escrituras se espalham pela terra, nós podemos esperar que Deus irá atrair as pessoas para Ele, resultando na redenção de indivíduos e na transformação de nações.

À luz dessa situação, nós sentimos que era importante visitarmos líderes-chave que representam as várias áreas da cristandade, bem como aqueles engajados em encher o mundo com a Palavra de Deus. Nosso propósito foi agirmos como encorajadores, incentivando esses líderes a encorajarem seus liderados a se engajarem com novo ânimo com a Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que queríamos explorar com eles as possibilidades de colaboração e cooperação no trabalho com as Escrituras: tê-las traduzidas, produzidas, distribuídas, lidas, usadas, compreendidas e aplicadas. Nós queríamos ouvir o que esses líderes estão fazendo nessas áreas e aprender com eles ao mesmo tempo em que também compartilhamos o que nós vemos que tem acontecido nessas áreas. Apesar desses líderes representarem muitas tradições cristãs diferentes, nós todos podemos concordar que a Bíblia é a Palavra de Deus e como tal, ela precisa ter um lugar importante na vida do leitor… então para onde fomos?

Cairo

Nossa primeira parada foi no Egito. O tempo ali foi possível graças a Magdy e Maida e suas famílias no Oriente Médio. O tempo em Cairo foi muito significativo, pois passamos mais de uma hora e meia com o Papa Copta Tawadros II (Patriarca de Alexandria), e cerca de três horas com o Pastor Sameh da Igreja de Kasr El-Dobara, a maior igreja de idioma árabe do mundo. Certamente, o Egito se encontra num momento importante de sua história e as oportunidades para o Evangelho são muitas.

O tempo com Tawadros II foi muito caloroso. Ele estava interessado em saber sobre os muitos ministérios de JOCUM, mas foi engajado por nós de forma dinâmica conforme falamos e uma nova temporada de engajamento Bíblico. Ele ficou empolgado com o nosso desejo de ver uma Bíblia em cada casa e estendeu sua benção sobre nós. Ele disse que ele encoraja seus liderados a abrirem a Bíblia e não a fecharem: “A Bíblia deve sempre estar aberta, para que possamos lê-la conforme Deus nos lidera” – disse ele. Ele se demonstrou especialmente interessado em algumas das novas ferramentas digitais sendo criadas por que ele está ciente do importante papel que as mídias sociais desempenharam na história atual do Egito. Ele foi gracioso, profundamente espiritual e também dispunha de um humor encorajador. Sua paixão pelo reino e pela expansão das missões era claro. Seu amor pelos jovens e pela Palavra de Deus também era evidente.

Nós pudemos dar a Tawadros II uma linda cópia emoldurada a Carta Magna Cristã em Inglês e Árabe, bem como uma Bíblia SourceView. Ele ficou muito grato e nos deu algumas lindas artes coptas como um memorando de nossa reunião. Nossa visita terminou com risos, conforme Loren e Tawadros II tiraram uma “selfie” juntos.

Roma

Durante essa parte da jornada, Alejandro Rodriguez da JOCUM Argentina se juntou a nós e também Giacomo Coghi, da JOCUM Costa Rica. De fato, essa viagem foi possível por causa do relacionamento de longa data de Alejandro com o homem que hoje conhecemos como Papa Francisco. Há alguns anos atrás, a JOCUM Argentina estabeleceu um Centro Nacional de Oração (CNO) na famosa Plaza de Mayo em Buenos Aires, onde ficam os prédios mais importantes do Governo e da Igreja. A principio eles alugaram e depois compraram o espaço para o CNO do Arcebispo de Buenos Aires. Nesse mesmo prédio, o ex-Arcebisco e então Cardeal de Buenos Aires também tinha seu gabinete, e então de vez em quando ele ia até a CNO de JOCUM para orar. Esse Cardeal era o Papa atual e como resultado da amizade que Alejandro cultivou de forma fiel com ele, nós pudemos nos reunir por 70 minutos com o Papa Francisco. Nós estávamos ansiosos por esse momento, porque algumas semanas antes, Francisco tomou a iniciativa sem precedentes de distribuir evangelhos de Marcos para todos que estavam na Praça São Pedro enquanto proclamava: “Que haja uma Bíblia em cada família! Uma Bíblia em cada família! Ela não deve ser escondida, não deve ser guardada numa prateleira, mas (devemos) tê-la em nossas mãos, lê-la frequentemente todos os dias, seja individualmente ou em grupo, marido e mulher, pais e filhos, talvez à noite, especialmente no Domingo. Por isso, a família cresce, caminha com a luz e força da Palavra de Deus!” – nós sabíamos que uma brisa fresca do Espírito estava soprando gentilmente…

Francisco foi muito gracioso, nos recebendo em Santa Marta, onde ele mora no Vaticano. Nós tínhamos uma hora com ele, mas – mesmo que ele estivesse cansado de um dia cheio – ele permitiu que nossa reunião durasse mais que o tempo marcado. Ele se alegrou que nos encontramos com Tawadros II e que iriamos nos reunir com o Arcebispo Welby. Ele nos contou histórias de sua infância e sobre Deus trabalhando em sua vida. Ele nos contou sobre sua avó lhe ensinando a ter uma perspectiva diferente e amável das pessoas. Quando ele tinha cinco anos, ele estava andando pela rua com ela e eles viram dois oficiais do Exército da Salvação. Ele ficou alarmado ao saber que eles eram evangélicos, mas sua avó lhe acalmou (porque protestantes eram mal vistos pelos católicos naqueles tempos), lhe dizendo: “Eles são pessoas de bem”. Ele também nos contou de seu amor pelas Escrituras e de como ele deseja que todos tenham acesso à Bíblia. Quando ele era Arcebispo em Buenos Aires, ele instruiu todas as livrarias católicas sob sua jurisdição a venderem as Bíblias a preço de custo. “Nós não devemos lucrar com a Palavra de Deus” – disse.

Alejandro dirigiu nosso tempo juntos com muita sabedoria e humildade. Loren compartilhou algumas histórias pessoais chave que lhe inspiraram sua paixão pela Palavra de Deus. Ele contou a história com o vestido vermelho no México que queria ter uma bíblia para si, e a história de seu tempo com o Rei Harold da Noruega (se você não conhece essas histórias, você poderá encontrá-las no livro do Loren sobre o impacto poderoso da Bíblia: “O Livro Que Transforma Nações”). Loren também compartilhou sobre as sete esferas da sociedade e sobre a Carta Magna Cristã (CMC). Um amigo querido produziu uma peça artística da CMC em inglês e espanhol, e Darlene regalou a Francisco.

Então Giacomo da Costa Rica compartilhou sobre o projeto de distribuição de Bíblias que estão realizando lá (120mil bíblias já foram distribuídas e já há 100mil prontas para serem distribuídas) e regalou a Francisco uma camiseta de futebol. Os latinos amam o futebol e são torcedores fanáticos de seus times. Mas quando as equipes nacionais jogam, todos eles colocam a mesma camisa e jogam por uma causa comum. Giacomo usou essa ilustração como uma parábola de como nós devemos nos reunir ao redor da Palavra de Deus. Foi muito tocante e relevante para o Papa da América do Sul.

David então teve uma oportunidade de compartilhar com Francisco algumas das coisas chave que estão surgindo para gerar um engajamento crescente com a Bíblia ao redor do mundo. Ele então lhe deu uma cópia da Bíblia SourceView (BSV) em inglês e uma amostra de Marcos em Espanhol. Essa e outras ferramentas podem encorajar os jovens e terem um engajamento novo com a Palavra de Deus. Em todo o tempo, Francisco estava muito interessado, responsivo e atento. Ele pareceu particularmente interessado sobre novas ferramentas bíblicas sendo produzidas. Nós terminamos o tempo orando juntos: ele orando por bênçãos sobre nós e sobre ele. E é claro… Loren tirou uma “selfie” com Francisco.

 Londres

Em seguida, nossa jornada nos levou a Londres, onde o líder de JOCUM Lynn Green trabalhou duro para organizar uma agenda rica em reuniões. Primeiramente, nós nos reunimos com o cabeça da igreja Anglicana, Justin Welby, o Arcebispo de Canterbury, juntamente com vários membros de sua equipe. Nós nos reunimos no Palácio de Lambeth, que fica às margens do Tames, do outro lado do Parlamento Britânico. Apesar de nosso tempo com o Arcebispo Welby ter sido mais curto, foi um tempo muito caloroso e ele é um amigo de longa data de Loren e da JOCUM. Uma das alegrias desse encontro foi participar de um culto junto no qual o Arcebispo Welby presidiu numa capela do século 12! Ele endossou calorosamente nosso desejo de fazer tudo o que for possível para ver um crescimento no engajamento com a Bíblia e nos pediu que voltássemos para que pudéssemos continuar a buscar esse diálogo. Ele recebeu com gratidão nossos presentes da Carta Magna Cristã e a Bíblia SourceView e então nos abençoou com suas orações. Mas ele não se despediu antes dele e Loren tirarem mais uma “selfie”!

É interessante notar que esses três líderes entraram em seus papeis de liderança nos últimos dois anos. Tanto Tawadros II e Welby se reuniram separadamente com Francisco em eventos históricos. Todos têm um desejo notável pela Palavra de Deus e um espírito colaborativo. Entre 1/5 e 1⁄4 de todas as pessoas na terra se identificam com uma das expressões Cristãs lideradas por esses homens. Parece mesmo que Deus está fazendo algo através desses homens e de outros…

Antes de irmos embora de Londres, nós também tivemos um tempo para nos reunirmos com grandes aliados na causa de erradicar a pobreza bíblica. Entre eles, temos:

– Nicky & Pippa Gumbel da Holy Trinity Bromptom e líderes internacionais da Alpha; – James Featherby que acabara de ser anunciado como o novo presidente do Conselho da Sociedade Bíblica Estrangeira Britânica juntamente com sua esposa Charlotte; – A Baronesa Barridge da Casa dos Lordes que tem trabalhado para fortalecer o artigo 18 das Nações Unidas que garante liberdade de religião a todas as pessoas em todas as nações membras – e Michael Perreu, presidente das Sociedades Bíblicas Unidas. Tivemos tempos preciosos com cada uma dessas pessoas maravilhosas e nos sentimos tremendamente encorajados ao sabermos o que eles têm feito para o engajamento com a Palavra ao redor do globo.

Nova York

Darlene retornou para o Havaí diretamente de Londres, mas Loren e David, de volta aos EUA, tiveram um tempo memorável de cinco horas com Roy Peterson e sua equipe da Sociedade Bíblica Americana (ABS). Anteriormente Rou liderou a Wycliffe nos EUa e então da The Seed Company. Ele assumiu o papel de Presidente da ABS nesse ano e tem trabalhado incansavelmente para ver uma nova onda de tradução bíblica, distribuição e engajamento através dos EUA e pelas nações do mundo. De acordo com as pesquisas mais recentes, cerca de 47 milhões de estadunidenses engajam com a palavra de Deus regularmente. Eles estão comprometidos em ver esse número aumentar para 100 milhões até 2025!

Dois momentos chave se destacam desse tempo. O primeiro foi que nos reunimos com a equipe da ABS. Nos reunimos com a equipe de Nova Yorque na mesma sala e com outras equipes espalhadas pela nação através de vídeo conferencia. Ao final de nosso tempo juntos, Loren lhes conduziu pela Bíblia, livro por livro, de Gênesis a Apocalipse, apontando para Jesus em cada livro, a Palavra Viva residindo na Palavra Escrita. As pessoas ficaram tremendamente tocadas. Outro momento chave se deu quando nos reunimos com a liderança da ABS. David apresentou-lhes uma amostra especial da Bíblia SourceView do Evangelho de Marcos, o qual ele havia produzido com as palavras da Good News Bible – a tradução que remete à ABS! Conforme eles leram Marcos 8 em voz alta a história em que os discípulos perceberam que Jesus era o Messias, sua empolgação era palpável! Então falamos de diversas possibilidades concretas de colaboração. Muitas oportunidades para o Reino emergirão desse tempo.

Oklahoma City

Nossa parada final nessa jornada foi visitando Mart Green. A família Green tem sido um apoio enorme de tudo o que envolve a tradução e distribuição da Palavra de Deus. A família Green honrou a Palavra de Deus através da criação do Passages Bible

Museum e através de seu apoio extensivo da Wycliffe e do app YouVersion. Eles têm sido catalisadores da inciativa Every Tribe Every Nation que criou grandes plataformas digitais para tradutores bíblicos e distribuidores colaborarem juntos para que todos possam ouvir. Nós passamos 90 minutos com Mart, atualizando a conversa. Ouvir seu coração pela Palavra foi inspirador.

Loren e David terminaram esses dez dias históricos agradecendo a Deus por sua liderança graciosa durante esse tempo. Nós temos um sentimento renovado de que Deus está com a mão na massa trabalhando em nossa geração e renovamos nosso compromisso de fazer tudo o que pudermos para que a Palavra de Deus possa estar disponível para todas as pessoas. O segundo tópico da Carta Magna declara que “Todos na terra têm o direito de ter uma Bíblia disponível em seu próprio idioma.”. Conforme o Natal está chegando, no qual nós celebramos “A VINDA DA PALAVRA VIVA AO MUNDO”, que todos NÓS façamos TUDO o que pudermos para facilitar o “ENVIO DA PALAVRA ESCRITA A TODO O MUNDO”.

Fiquem com Deus,

Loren e Darlene Cunningham & David Hamilton

Tradução: Renato Wong