Menu

Os Beja da Etiópia Categorias:
Artigos

A história do povo Beja remonta quase 4.000 anos quando se movimentavam através das regiões da Etiópia, Sudão e Eritréia. A fome e as guerras tem sido seus constantes companheiros. Os Beja são tão resistentes ao evangelho, que até 1998, tinha-se conhecimento de apenas um crente batizado nos últimos 1000 anos.

Representam o maior grupo étnico não árabe entre o Rio Nilo e o Mar Vermelho. São por tradição pastores de ovelhas, se declaram descendentes do neto de Noé, Cuxe (filho de Cão) e se dividem em clãs. São hospitaleiros geralmente demonstrando gentileza com as outras clãs, mas não são amigáveis com estrangeiros, às vezes tornando-se ariscos eagressivos .

Os beja de forma geral não são muçulmanos devotos mas guardam um “islamismo popular” que é uma mistura da fé islâmica com suas crenças tradicionais. As orações da maioria do povo são rotineiras e quase sempre não compreendidas sequer por eles mesmos.

A Tradição Beja é mais antiga que sua religião. Eles ainda acreditam no djinn e realizam eleboradas cerimônias para celebrar o nascimento de um menino, onde as mães com o recém nascido são isolados por 40 dias, enquanto os Anciãos da tribo decidem o seu futuro.

Outras Informações

País: Etiópia
Língua Falada (Nome Técnico em Inglês): Beja
População deste Povo no País: 39,000
População deste Povo no Mundo: 2,014,000
Porcentagem de Cristãos deste Povo no País: 0%
Número de Evangélicos deste Povo no País: 8
Porcentagem de Evangélicos deste Povo no País: 0%
Latitude, Longitude: 16.4111, 36.9941
Mega-bloco (Nível 1): Povos Cushitas (Etiópia, Somália)
Grupo de Povos Afins (Nível 2): Beja

Ore por :

Avivamento entre os Beja. Que o Espírito de Deus se mova entre o povo, revelando Jesus Cristo á eles.
Para que ministros do Evangelho sejam capazes de servir entre este povo.

Fonte
Personal Daily Diary – YWAM Publishing,1998
Movimento Adote Um Povo