Menu

Jim e Pamela Stier

James Robert StierJim ou simplesmente Jimi para a grande maioria, é norte-americano natural do estado da Califórnia. Quando estava concluindo o então “ginásio”, visitou uma igreja, e ouviu o pregador convidar as pessoas irem a frente para “aceitar a Jesus”. Isto soou estranho para ele. Sempre ia igreja e sua família era composta de pessoas boas, entretanto algo o impulsionou a atender aquele apelo. O orgão tocava um música suave e várias pessoas se dirigiam a frente. Ele às seguiu ajoelhando-se a frente junto com os demais. Deste ponto em diante, não sabia mais o que fazer. As pessoas choravam e gritavam ao seu redor, e apesar de constrangido, um sentimento de profundo respeito invadiu seu coração. Começou a pensar em todas aquelas pessoas, e finalmente orou : “Deus, não sei o que estas pessoas tem, mas elas realmente amam umas as outras.Eu quero isto em minha vida…Você pode me dar o que faz com elas se amem tanto assim, seja lá o que for ?” . Naquele momento alguma coisa veio fortemente ao seu coração e o rapaz começou a chorar. Sentia algo maravilhoso e ao mesmo tempo amedrontador, o melhor sentimento que já experimentara… Quando se levantou, não sabia porque, mas todas as pessoas pareciam diferentes, a vida subitamente tinha um novo significado.

Estudou no Seminário Betânia e lá ouviu falar de uma organização chamada Jovens Com Uma Missão, ou JOCUM. Eles contavam história sobre projetos missionários no Caribe e outros lugares, e ele chegou até a sair em finais de semana participando de trabalhos evangelísticos de porta em porta com eles. Finalmente após um período turbulento de sua vida, em 1972 inscreveu-se como aluno numa Escola de Treinamento e Discipulado em Los Angeles. Durante o período prático de sua escola no Havai conheceu Pamela, que posteriormente viria a ser sua esposa.

Depois do seu casamento em 1974, Jim e Pamela ainda receberam treinamento na base da JOCUM no Havai. Nesta época , passaram algum tempo com os diretores da Jocum na América Latina, Wedge e Schirley Alman. Jim e Pamela sentiam um forte desejo de servir na América dos Sul e esta convivência apenas serviu pra aguçar e solidificar este sentimento. A JOCUM não era um Missão muito grande na época e estava apenas começado na América do Sul.
Após passarem pela Colômbia por um curto período de tempo dirigiram-se para Belo Horizonte, onde foram recebidos por Missionários da Missão Betânia. Foi um difícil começo, mas a primeira Escola de Treinamento com duração de cinco meses foi realizada em 1975. As primeiras turmas de jovens que compunham as equipes missionárias em únicas… ex-hippies recém convertidos, profissionais que deixaram seus empregos, uma jornalista foragida de seu país de origem… Contudo eram jovens que queriam conhecer a Deus e servi-lo como ferramentas em suas mãos. E assim foi feito.

Após alguns anos trabalhando especialmente em Belo Horizonte e Ouro Preto, uma propriedade foi comprada na pequena cidade de Contagem, região metropolitana de BH, onde hoje funciona a Base de JOCUM Contagem. O trabalho se expandiu  e hoje existem bases da JOCUM espalhadas por todo território Nacional.

Jim Stier ainda serviu como Presidente Internacional da JOCUM (1996-2000)  e também posteriormente como seu Diretor Executivo Internacional (2001-2004).  Atualmente mora com sua esposa em Piraquara, região Metropolitana de Curitiba onde mentoria o CCL – Centro de Capacitação de Líderes –  um dos centros de operação de JOCUM,  desfrutando quando possível da companhia dos filhos e netos.