Menu

Pacto de Singapura

De 27 de Agosto a 03 de Setembro de 2014 cerca de 400 jocumeiros estavam reunidos em Singapura como uma família representando mais de 65 nações. Porque Deus agiu em nosso meio, queremos responder a Ele e, portanto, JUNTOS DIZEMOS:

Jesus, declaramos nosso desejo de caminhar de forma intencional e continuamente na sua presença – tanto individualmente como coletivamente. Pai, nós afirmamos que você é o nosso maior bem. Como Moisés, iremos para onde você quer nos levar, contanto que você, Espírito Santo, pessoalmente, vá conosco, pois é a sua presença que nós mais desejamos (Ex 33, 15-16).
Ao realizarmos a sua obra, nós nos comprometemos a fazer o seu trabalho a sua maneira e nunca tomar a sua presença em nosso meio como garantida . Nós nos guardaremos de uma familiaridade com a sua presença que não seja apropriada, pois não queremos tocar a arca como Uzá (2Sm 6: 1-8). Ao contrário, queremos andar no temor do Senhor. Queremos mais do que uma breve visitação sua Deus, por isso, o convidamos a habitar sempre no meio de nós.

Pai, nós celebramos a identidade que você nos deu como uma família global multi-cultural e multi-geracional. Reconhecemos que a JOCUM existe porque você tem graciosamente falado conosco e nos incluiu em seus propósitos. Nossa história de família começou quando você encontrou-se com Loren, nas Bahamas, em junho de 1956 e tem continuado até hoje. Reconhecemos e afirmamos que por causa de sua iniciativa, a visão das ondas tem definição de destino, e implicações de pacto para nós. Lembramos do testemunho desse encontro. Loren disse:

“Eu estava olhando para um mapa do mundo, e de repente o mapa estava vivo e em movimento! Eu podia ver todos os continentes, e as ondas que estavam batendo nas margens litorâneas. Cada onda foi para um continente, depois recuou, em seguida, retornou com mais ímpeto até que cobrir o continente completamente. As ondas se transformaram em jovens da minha idade e até mais novos – jovem invadindo todos os continentes do globo. Eles estavam conversando com as pessoas nas esquinas e bares afora. Eles iam de casa em casa e pregavam o Evangelho. Eles vieram de todos os lugares e iam por toda parte, cuidando das pessoas. Então, assim como de repente a cena havia surgido, ela foi embora.”

Notamos que há dois elementos-chave nesta visão de pacto:

Em primeiro lugar, era sobre jovens, algo inédito na prática de missões naquele momento. Portanto, nos comprometemos de novo a promover os jovens e fazer tudo o que pudermos para desregulamentar missões para que todos possam ser incluídos nos propósitos do reino de Deus. Afirmamos o nosso compromisso sem reservas de obedecer-lhe Deus. Conforme você nos lidera vamos gerar de forma nova iniciativas empreendedoras no Espírito, a fim de alcançar os objetivos da Grande Comissão. Nós queremos ansiosamente pioneirar coisas novas de maneiras novas e incentivar outros a fazerem o mesmo que nós, ouvindo sua voz, obedecendo-o e co-criando contigo aquelas atividades transformacionais que vão ministrar às necessidades do menor, dos últimos e dos perdidos.

Em segundo lugar, era sobre ondas. Trata-se de ondas contínuas sempre em expansão, cada uma construindo sobre o que veio antes. Estas ondas vieram de todos os continentes e foram para todos os continentes. Todos estavam envolvidos; todos foram impactados. Portanto, nós nos comprometemos ao “todos” e “cada” da Grande Comissão.
Comprometemo-nos a ir onde ainda não estamos, incluindo todas as pessoas, usando toda estratégia inspirada por Deus para alcançar a toda e qualquer pessoa na Terra com a proclamação, Deus, da sua verdade e com a demonstração de seu amor.

Espírito Santo, reconhecemos a sua presença em nossa jornada e liderança bondosa ao longo destas muitas décadas. Muitas vezes nós não fizemos as coisas como deveríamos, mas você Deus, tem sido sempre gracioso e fiel conosco. Em diferentes pontos de nossa história como família, nos lembramos da visão do pacto que você nos deu e percebemos que estávamos aquém dos seus propósitos para nós. Em tempo, nos arrependemos e buscamos sua face, e renovamos o nosso compromisso com você e seus propósitos para conosco como uma tribo dentro da família de Deus. Em várias dessas ocasiões, escrevemos documentos que nos serviram como uma renovação do pacto com você, afirmando o seu propósito original para a nossa família, lembrando-nos de como você nos chamou tanto para a inovação missionária como aos “todos” e “cada” da Grande Comissão. Afirmamos os seguintes documentos de renovação da aliança em nossa história:

Na medida em que esses 4 documentos de renovação do pacto têm nos ajudado a desembrulhar e novamente conectarmos com os principais temas da visão das ondas, eles têm nos servido bem como missão. O primeiro dos três documentos foi corporativo em sua natureza; o último foi mais pessoal em seu propósito.

Passaram-se 12 anos desde nossa última renovação do pacto corporativo. Na época em que foi escrito o Pacto de Nanning, reconhecemos que tínhamos nos afastado do seu propósito original para nós e dos valores que você nos deu. Ao invés de funcionarmos fielmente como uma família dentro de nossa esfera missionária, havíamos colocado sobre nós “a armadura de Saul” da hierarquia organizacional modelada por um paradigma de governo e negócios ao invés de simplesmente obedecermos às palavras que você tinha nos dado.

Em Nanning, a “Mensagem do tripé” entregue Loren afirmou que para sermos frutíferos como movimento missionário apostólico, precisávamos enfatizar três coisas:

  • A Liberdade no Espírito onde todo indivíduo pode ouvir e obedecer a Deus de uma forma co-criativa,
  • O papel da Líderança Espiritual dos Anciãos comprometida com o avanço dos alvos missionários de Deus, e
  • Relacionamentos saudáveis e amorosos, tudo sob o seu senhorio Jesus, e guiado por sua Palavra.

Desde esse tempo, temos estado em uma jornada de realinhamento com você, Deus, e seus caminhos. Nesses doze anos que se passaram, aprendemos muitas coisas do Senhor. Algumas das palavras mais marcantes que você nos deu têm sido documentadas em nossas “Mensagens de orientação” para que, como um povo, possamos passá-las fielmente para as próximas gerações.

Você nos ensinou que “liderança anciã” não está relacionada a manter posições organizacionais, mas significa entronizar você como nosso único rei. Trata-se de um círculo de anciãos convocando a família para eventos e convergindo todos juntos em torno da Palavra do Senhor. É a sua presença entre nós e a sua Palavra para nós que nos lidera. Lembramos a nós mesmos de que “o governo está sobre os seus ombros” (Is 9, 6) e, portanto, estamos construindo “altares de pedra”, e não “torres de tijolos” (Gn 11).
Fazemos isso enquanto buscamos ministra-lo, Senhor, esperando por você de modo despreocupado e humilde, ouvindo você juntos, cultivando um coração de unidade e nos movendo em um espírito de adoção. Nós pertencemos a você Deus e uns aos outros dentro desta família.

Deus, nós abraçamos o nosso chamado para evangelismo e treinamento e ministérios de misericórdia. Reconhecemos que estas atividades não são desconexas, mas são um chamado integrado, que expressa seu coração para o seu povo. Nós reconhecemos que o objetivo deste chamado é fazermos tudo o que pudermos em obediência, ó Deus, para vermos tanto os indivíduos redimidos quanto as sociedades transformadas. Este alvo está diante de nós em Marcos 16:15 e Mateus 28: 18-20 e é refletido em nosso abraço a Carta Magna Cristã e as Sete Áreas de Influência da Sociedade.

Afirmamos que o escopo do nosso chamado é nada menos do que o que se refletiu no pacto da visão original das ondas: os “todos” e “cada” da Grande Comissão. Por isso, nós continuamos abraçando o desafio de 4k e buscamos pioneirar os locais onde ainda não estamos.

Finalmente, reconhecemos que somos mais verdadeiramente quem você quer que sejamos, Senhor, quando nós intencionalmente cuidamos, conectamos, servimos e construímos.

Portanto Deus, como família JOCUMEIRA, renovamos o nosso compromisso de aliança com voce, nosso Pai Celestial, e pedimos que trabalhe em nós através da obra redentora de seu filho e da presença poderosa do seu Espírito. Ajude-nos a ser tudo o que você quer que sejamos e a fazer tudo o que você quer que façamos. Continuaremos declarando nosso anseio por você e celebraremos quem você nos chamou para ser. À medida que reconhecemos a sua presença conosco através de toda a nossa jornada, nós abraçamos o seu chamado sobre as nossas vidas. Que você, Senhor, seja glorificado e que venha o teu Reino . Amém.