Menu

Sabedoria que vem do Alto Categorias:
Artigos, Podcast

Durante a conferência Jocum em Família em Caldas Novas, Marcos Borges, o Coty, encerrou a manhã de Terça com uma reflexão baseada em Tiago 3.13 tratando da importância de sabiamente observar a importância dos relacionamentos. Estes representam um imperativo Bíblico. Coty enfatiza como, segundo a ótica de Tiago, sabedoria está mais relacionado a forma como observamos relacionamentos, a um estilo de vida, do que com o quociente de inteligência e capacidade de armazenar informações.

Seis valores são descritos por Tiago como atributos da sabedoria:

1- Primeiramente Pura. Se desejo ser uma pessoa sábia para Deus, eu não comprometerei minha integridade. E diz, “primeiramente”, como se isto fosse característica fundamental, integridade associada com a própria figura neo-testamentária do Messias. Existem 4 dicas para cultivar esta integridade:

A) Cuide das pequenas coisas, seja fiel nas pequenas responsabilidades;

B) Aprenda a dizer não prontamente a tentação;

C) Não permita a separação entre sua vida particular e pública;

D) Mantenha sempre uma consciência limpa.

2- Pacífica. Este princípio libera a nossa identidade. Jesus diz que os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Comparação, Condenação e Crítica precipitada são elementos comuns em relacionamentos abalados.

3- Moderada – Se sou sábio, não diminuirei os seus sentimentos. Literalmente, atensioso, delicado em considerar os sentimentos de outrem. É essencial compreender o problema das pessoas do ponto de vista delas mesmas.

4- Tratável – Se sou sábio, não criticarei suas sugestões. Tratável implica submissão, tolerância. A habilida de saber respeitar o diferente e de aprender sempre.

5- Cheia de Misericórdia e bons frutos – Se sou sábio não enfatizarei os seus erros. Não afirmo que não devemos lutar contra o pecado. o Pecado será sempre pecado. Mas a ênfase dos relacionamentos é misericórdia, um vocábulo formado por duas outras palavas: “Misero“, miséria e “Cardio“, coração. Ou seja colocar o seu coração nas misérias de alguém. Graça e misericórdia andam na contra-mão do merecimento. Misericórdia é não receber o mal que merecia e graça é receber o bem que não merecia.

6- Sem parcialidade e sem hipocrisia – Se sou sábio, não irei disfarçar as fraquezas e pecados. Não usarei uma falsa aparência ou tentarei fazer com que as pessoas pensem que sou o que não sou.

Ouça na íntegra com a gente, ou faça o download pra ouvir depois.



  • Agatha Alves

    Que palavra abençoada. Muito boa mesmo, fui ministrada com muitas coisas, e agradeço a Deus por ele ter colocado pessoas assim, que ouvem o que está no coração do Dele, e falam o que o Pai deseja. Glória a Deus por isso.

  • Fabiana

    Que maravilha de reflexão,bom é ser usado pelo Espirito de Deus que prescruta todas as coisas…palavra viva e eficaz…
    Deus continue vos abenççoando com sua infinita sabedoria..
    Graça e paz..

    Campina Grande PB

  • Ludmilla (“luzdemilha”)

    Essa é uma palavra de verdadeira sabedoria! Acho que houve um pequeno erro de digitação na última frase do ítem 5, quando diz: “a graça é receber o bem que merecia”. Penso que o certo é:” graça é receber o bem que NÃO merecia”. Grande abraço.

  • Diana

    Que palavra abençoada… e como estou longe desses valores, meu orgulho tem me vencido. e impedido o meu desenvolvimento na minha caminhada com Cristo. Sou uma pessoa dificil de relacionamento. Mas creio em Deus e preciso agir de acordo com o que creio. Orem por mim.e Deus abençoe vc Pastor.

  • ALISSON

    ESTA PALAVRA DO PASTOR COTY É MUITO IMPORTANTE PARA VIVERMOS HOJE. OS VALORES BIBLICOS CADA DIA MAIS TEM SIDO SUBSTITIUDO POR VALORES MUNDANOS. DEUS TEM USADO O SEU SERVO PARA RESGATAR ESSES VALORES, INFLUÊNCIANDO AS IGREJAS A RESPONSABILIDADE CRISTÃ.

  • julio soares

    otima palavra!!!!!

  • Marilete de Carvalho

    Toda gloria seja dada a Deus, o Altissimo, que usa seus vasos conforme sua escolha. Ja tive o privilegio de paticipar de um seminario com o Pastor Coty.E pude comprovar quem quando somos pessoas que se deixam ser usadas por Deus, Ele vem a fala com cada ouvinte atraves de seu vaso conforme a disponobilidade de cada um para obedecer o que esta sendo ensinado. Quando lemos o que o Espirito Santo inspirou o Pastor Coty a nos comunicar parece impossivel sermos uma pessoa assim, e realmente e impossivel se nao olharmos, seguirmos e conhecermos verdadeiramente o Senhor Jesus e vermos a humildade de Deus homem habitando entre nos, para ser o exemplo que devemos seguir. Paz a todos.

  • robson bitencourt

    gostaria de saber como se escrever no projeto para ser um missionario

  • zuleide

    Esse servo é muito sábio nas palavras que Deus manda por ele, pois tem uma capacidade de pensar além do normal, para um ser normal definir e repassar para outros o recado. Deus seja louvado!!!

  • Marleide Pereira

    Sou casada e gostaria de participar do grupo, Jocum em familia. A paz do Senhor.

  • marcos paulo alverne

    O pr. Vieira (ig. apostolica reconstruir em cristo), meu pastor, me endicou uma de suas obras do pr. coty (o avivamento do odre novo)e assim como esta mensagem acima,está sendo uma bençao em minha vida ! Que Deus o conserve sempre no equilibrio da fe. Fortaleza- ce

  • nailson

    Que mensagem eficaz… que o Senhor Deus continue usando a vida desse instrumento, abençoando a vida do pr. coty.