Servindo as Nações com o tratamento da Malária

Servindo as Nações com o tratamento da Malária
5 de novembro de 2009 JOCUM Porto Velho

No campo missionário, vez por outra temos que nos deparar com más notícias. Baixas de soldados acontecem. Obreiros em várias nações já se despediram e foram para sua “residência definitiva”, deixando família, igrejas e amigos para estar com o Senhor. Choramos e nos entristecemos muito, a saudade toma conta de nós, mas devemos continuar a jornada.

Muitas vezes nos perguntamos o porque destas coisas. Ela ou ele eram tão novos. Um mosquito as vezes nos relembra que somos pó. São tantos Josés, Katias, Marcos, Netos, Luizas. E a seara nessas horas parece que aumenta de tamanho. Deus tem seus propósitos, Ele é bom e quando estamos n´Ele, a morte nunca é o fim ou o último diagnóstico.

A Malária é, sem dúvida, um dos maiores problemas que enfrentamos em algumas frentes de trabalho missionário. Nas tribos do Amazonas, na África e na Ásia de uma maneira mais intensa. Soldados valorosos na frente de batalha são abatidos por essa doença que se manifesta como uma ardente febre que atinge pontos sensíveis do corpo, inclusive o cérebro. Nestes casos quase sempre é fatal.

Uma doença tropical, a Malária é infecciosa e é causada por um protozoário unicelular do gênero Plasmodium, que aniquila os glóbulos vermelhos do sangue, tornando as pessoas anêmicas. É transmitida por meio da picada de fêmeas de mosquito do gênero Anopheles, por transfusão de sangue ou, mais dificilmente, por compartilhamento de agulhas e seringas infectadas por Plasmodium. Os principais sintomas que o paciente com crise de Malária apresenta são: uma forte dor de cabeça, vômito, febre e as vezes delírios. Podem ocorrer ainda complicações no fígado, rins e pulmões.

Atualmente existem 110 milhões de novos casos de malária no mundo, destes, 95% estão na África o restante, no Brasil, Índia, Indonésia, etc.

Sob a direção do Senhor, Jovens Com Uma Missão (Jocum) tem se empenhado, através da Universidade das Nações, em estudar a Malária e buscar ferramentas científicas para se combater o mosquito. Por isso foi criado em Jocum Porto Velho-RO o Escola de Diagnóstico e tratamento de Malária que capacita o missionário a diagnosticar, tratar e erradicar estas doenças junto com a população. O aluno terá: conhecimento do microscópio e seu uso, preparação de colorações e coletas do material para diagnosticar e tratar a Malária, além de aulas sobre saúde básica que irão cooperar na profilaxia das doenças básicas e melhora da qualidade de vida destas populações. O curso tem a duração de 3 meses.

As aulas são teóricas e práticas em laboratório. Atuaremos também em comunidades ribeirinhas e urbanas da região Amazônica usando os conhecimentos adquiridos.

Poderemos sonhar em ver essa triste realidade da malária sendo revertida. E não somente no caso de missionários mas de todas as pessoas que sofrem por causa da malária ou morrem desse mal. As Escrituras nos avisaram em Daniel 12:4 que nos ultimos dias o conhecimento multiplicaria. Nosso chamado nos conduzirá a discipular as nações imprimindo os valores do Reino em todas as esferas, incusive na Saúde Pública. O Povo de Deus já detém todas as condições de produzir pesquisa e conhecimento científico para abençoar os povos.

A Igreja hoje tem mais uma ferramenta para alcançar as nações e abençoar os povos. Povos na região Amazônica, África e Ásia serão diretamente abençoados com o trabalho de missionários chamados para a área de saúde. Muitos obreiros que adoecem enquanto estão com suas mãos no arado também.

Se você trabalha com a área de Saúde, tem interesse em servir a Deus como missionário ou como voluntário em projetos da área ou com tribos e povos em exposição às doenças tropicais, entre em contato conosco, será uma grande alegria servirmos ao Senhor juntos.

Início das aulas:
Todo primeiro semestre – Em Porto Velho, RO

Importante: Trazer um Jaleco Branco, sapato fechado, rede, mosquiteiro, repelente, protetor solar e lanterna.

As vagas são limitadas, portanto, faça já sua inscrição.

Nosso endereço:
Escola de Microscopia
Cx. POSTAL: 441, Porto Velho, RO Brasil CEP:76801-974
Tel.:(69) 223-8448
E-mail: tribos@jocum.com.br

Porto Velho, capital de Rondônia, pulsa no coração verde do mundo. Inserida nesse contexto amazônico e fundada no início da década de 1990, JOCUM Porto Velho está às margens do rio Madeira.

7 Comentários

  1. Andrea 7 anos atrás

    Querida irmã,
    Sou Técnica em Enfermagem, trabalho há 9 anos na área da saúde e achei este curso o máximo, ser missionária na área da saúde é um sonho que só Deus pode realizar…
    No amor de Cristo,
    Andrea

  2. jonatas galcuio 7 anos atrás

    Olá, sou filho de ex-lideres de base(Jocum-Macapá), estou cursando Tecnico em analises Clínicas e gostei muito do Curso, achei muito interessante, mesmo. Orarei e buscarei a resposta de Deus para mim sobre cursar o Curso. Amém!!!
    Uma vez Jocumeiro sempre Jocumeiro…

  3. eliel 7 anos atrás

    gostaria de ter informaçoes sob curso de missoes transcultural

  4. celina de oliveira dias 6 anos atrás

    Olá, que a paz do Senhor permaneça com todos vcs.
    Meu nome é celin, estou a procura de uma missinária que esteve em Guiné Bissau..
    o nome dela é Andréia..
    um abraço..
    grata.

  5. Kelmer Casotti 6 anos atrás

    Boa noite Sra Ruth,
    A Paz do Senhor Jesus.
    Voltei recente de uma viagem aos USA onde tomei conhecimento de um tratamente verdadeiramente milagroso para Malária. Não pude me conter em procurar um site de Cristãos que evangelizam na amazonia, para partilhar tal informação. O tratamento é muito simples, rápido e barato e já curou mais de 75.000 pessoas na Africa. todas as informações sobre o tratamento estão contidas no seguinte site: http://jimhumble.biz/
    Sou médico, cristão, tenho dois filhos e estou disposto a ajudar com todas as informações que necessitar.
    Acredito que esta informação possa salvar vidas.
    Estou a disposição.
    Kelmer Casotti

  6. daniel canoa eisjocum 6 anos atrás

    com saudade alegria; eu te e digo Ruthe continue. Deus seja louvado por sua persistencia na obra. brevimente encontraremos em algum lugar. quero saber mais de você e seu marido. me passe um email. vou te aguardar bbeijos para todos em porto velho.

  7. glayci 6 anos atrás

    Hola Ruth, sou de Roraima,sou tecnica em radiologia, e desejo fazer outros cursos em Rondonia, inclusive diagnostico de malária para trabalhar na obra.Estarei ai em breve se Deus quiser…um grande abraço.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*