Menu

Um porto seguro às ondas Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

Quem conhece JOCUM mais de perto, provavelmente já ouviu histórias incríveis sobre o começo de suas bases. Cada uma é diferente, mas alguns elementos costumam se apresentar de forma comum nos enredos. Tudo começa com alguém  – um ser de coração disposto e sonhador- ouvindo ao Senhor e desejando, a princípio, obedecer. Assim que são direcionados, os jocumeiros partem rumo à “terra prometida” para encontrar um lugar onde se fixar. Esse lugar pode chegar de maneiras diversas, mas geralmente é disponibilizado para Jovens Com Uma Missão de uma forma fascinante. Alguns locais são comprados sem dinheiro – lendo mais sobre as outras bases você pode constatar essa informação -, outros são doados, outros são construídos… Em Porto Seguro-BA, o local foi ‘emprestado’, por dez anos! O pagamento também foi ao estilo jocumeiro: os quase 30 obreiros que estão iniciando a base de JOCUM Porto das Ondas, colocaram as mãos na massa e reformaram completamente o grande galpão, construindo salas e dormitórios no interior do prédio.

A “base em movimento”, como diz seu slogan, é uma das mais recentes do Brasil. Começou no final de 2014, com a construção, e seu primeiro grande trabalho foi a realização do Festival de Artes Ceifa, que reuniu jovens de todo o Brasil para serem treinados em artes. O grupo fez apresentações pela cidade e evangelismo, falando sobre Jesus às pessoas e orando por elas.

Ficamos hospedados em uma escola. A base ainda não está pronta e não poderia receber tanta gente, mas pudemos conhecê-la. Ver o amor e a dedicação de cada obreiro por aquela construção foi marcante. Os olhos de alguns brilhavam, maravilhados por estarem fazendo parte do novo de Deus naquele lugar, por saberem que a cada parede erguida havia um pouco do seu suor. Mas a construção não foi apenas externa. Vimos muitos jovens sendo reconstruídos pelas ministrações e ensinamentos recebidos.

Porto das Ondas, é uma base formada por artistas de diversos gêneros, muitos deles vindos do ministério Ceifa – um dos ministérios de artes mais influentes de JOCUM -, mas o foco não é apenas artístico. A equipe também pretende trabalhar com esportes e outras atividades que beneficiem as comunidades carentes de Porto Seguro.

Muitas ondas podem desaguar nesse porto. Assim como o Reino, a base está em movimento! Deus abençoe cada obreiro e a liderança. Que sejam uma família, que sejam fiéis ao Senhor, servos de bom testemunho. Que sejam como ondas invadindo Porto Seguro e as nações. Ondas que, depois de 54 anos desde que tomaram a forma jocumeira no mundo e 40 no Brasil, continuam nascendo e crescendo conquistando toda a Terra! Nem sempre o porto será seguro. Nessas andanças jocumeiras percebemos que o lugar seguro ou a “zona de conforto” não é um local muito escolhido por Deus para deixar seus filhos. Mas se for Ele a segurança, as ondas podem ser imensas: vai dar pra surfar.