Menu

Vietnam – Pastores em Prisões Secretas Categorias:
Notícias

Um contato confidêncial revelou na última segunda-feira que 14 pastores Vietnameses foram detidos nas Montanhas Centrais do país nas últimas duas semanas. A localidade exata destes pastores é desconhecida. Isto eleva ao número de 26, os casos conhecidos de pastores Cristãos trabalhando em campos rurais de prisioneiros no Vietnam, incluindo outros 12 que ainda permanecem no Norte do país.

Apesar das tentativas diplomáticas do Governo Comunista de convencer o mundo que está tomando passos para melhorar seu posicionamento quanto a guarda dos direitos humanos, na pática, as autoridades tem dado prosseguimento à uma campanha brutal de perseguição aos Cristãos nas Montanhas Centrais e outras áreas tribais.

Estas últimas prisões vieram como retaliação ao fato de que recentemente Vietnameses Cristãos conseguiram entrar como refugiados no Camboja depois de fugir de sua própria pátria, e obtiveram permissão de imigração para os Estados Unidos.

“Os maiores obstáculos encarados pelos Vietnamese que desejam vir à fé Cristã são a crença na adoração aos antepassados, e a brutalidade das autoridades locais,” afirmou Steve Snyder, presidente da International Christian Concern em Washington, DC, durante uma visita ao Vietnam em março. “As pessoas que tornam-se Cristãos são discriminadas e muitas vezes vigiadas, finalmente, perdem seu trabalho, suas crianças não são admitidas em escola, seus movimentos são restringidos, e são excluídos de qualquer auxílio por parte do governo durante inundações que comumente atingem o país.” O Relatório completo de Snyder pode ser achado em www.persecution.org.

Os Hmong ao longo da fronteira chinesa provavelmente sofrem mais. Do 600,000 Hmong que vivem na região, cerca de 14,000 fugiram para as montanhas centrais nos últimos cinco anos. Os cultos nos lares Cristãos são frequantemente invadidos pela Polícia de Segurança Pública, que confisca Bíblias, hinários, artigos pessoais e mobílias dos crentes. Algumas famílias são forçadas a fugir dos seus lares com só o que podem carregar a pé; outros fogem sem levar nada, esperando assim não atrair atenção.

Os pastores especialmente são alvos principais das autoridades. Em algumas localidaes, alguns são proibidos de sair das suas vilas depois do anoitecer. As vezes um policial é designado para dormir na casa do pastor, onde consome a alimentação da família sem nenhuma compensação, apenas para controlar suas atividades. As autoridades, às vezes entram o meio da noite, enquanto a família está adormecida e captura o pastor levando-o a uma localidade secreta. Os pastores são arbitrariamente sentenciados, geralmente a três anos de reclusão. Durante este tempo as famílias são obrigadas a encontrar uma maneira de sobreviver sem eles.

Nas prisões do norte, os pastores de Hmong são forçados a trabalhar nas fábricas de tijolo 10 horas por dia, sete dias uma semana, precisando carregar 2000 tijolos num dia para receber sua ração de alimento. Se eles não conseguem comprir a cota por doença ou outro motivo qualquer, não recebem alimento algum.

Apesar de dificuldades extremas, estima-se-se existir centenas de milhares de crentes entre o Hmong e outros grupos tribais. Apesar de todos os riscos, estes irmãos continuam a reunir-se em grupos pequenos nos lares, mesmo porque a construção de igrejas é ilegal. Muitos deles necessitam de Bíblias, outros aceitam participar de treinamento de liderança, mesmo que sabem que isto pode leva-los a perseguições e encarceramento. Alguns líderes destas igrejas nos lares ganham mais mobilidade, visitando outras aldeias, graças a bicicletas e motorcicletas.

A Missão Christian Aid tem conexões para receber ajuda a Cristãos Vietnameses com o propósito de comprar Bíblias, rádios, bicicletas, motos e ajudar as famílias que fugiram da perseguição ou cujo pastor ou pais estão em prisão.

Para mais informações, escreva para [email protected].