Menu

Visão das Ondas: uma palavra de legado vivida pela Jocum Brasil Categorias:
Notícias

Alcance mundial do trabalho das bases da Jocum Brasil é a realidade planejada na fundação da Jocum mundial

Era junho de 1956. O jovem Loren Cunningham, com apenas 20 anos de idade estava com quatro amigos nas Bahamas para desenvolver um trabalho missionário relacionado à música. Durante uma madrugada, enquanto pensava sobre sua vida e planos para o futuro, Loren foi surpreendido com uma ideia que foi tão clara, a ponto de ter uma imagem perfeita:  “De repente, eu estava olhando para o mapa do mundo, mas o mapa estava vivo e se mexendo! Eu pude ver todos os continentes, e ondas estavam arrebentando na praia. Cada onda ia para dentro de um continente, recuava, e depois subia até o cobrir completamente.”, explica Loren no livro “Pode Falar Senhor, Estou Ouvindo”, que escreveu com sua irmã Janice Rogers.

A ilustração relatada por ele é na verdade um grande projeto em que equipes de jovens chegariam aos continentes com a mensagem do evangelho para transformar comunidades e encorajar outros jovens. Foi esta iniciativa que, quatro anos depois seria chamada de Jovens Com Uma Missão.

Naquele momento da história, a juventude não era alvo de muito credibilidade na sociedade, também não eram os candidatos ao posto de missionário dentro das igrejas. Por isso a ideia de Cunningham era inovadora e um grande desafio. O projeto do envio de equipes de jovens era e continua sendo sobre ser global, abrangente, inclusivo.

A realidade de uma ideia que surgiu no meio da madrugada contra todas as tendências da época está bem atual nos 1.100 locais de operação, 180 países, 18 mil missionários e 30 mil alunos que a Jocum tem no mundo.

A ETED (Escola de Treinamento e Discipulado) é uma das frentes de trabalho da Jocum. Se de um lado ela proporciona ao estudante uma experiência profunda de conhecimento de Deus e de autoconhecimento e desenvolvimento de caráter cristão, por outro, o período prático da escola diz muito sobre o movimento missionário que é a Jocum Brasil.

Neste semestre,  o primeiro de 2019, a Jocum Brasil enviou mais de 500 pessoas entre estudantes e facilitadores de diversas nacionalidades, para aproximadamente 30 nações diferentes em cinco continentes. Dentro do Brasil, equipes chegaram a mais de 20 estados alcançando comunidades quilombolas, ribeirinhos e pelo menos cinco etnias indígenas.

As equipes enviadas continuam cumprindo aquilo que o fundador da Jocum compreendeu ser um movimento mundial desde 1956: os trabalhos realizados em igrejas, comunidades, grandes cidades, tribos, escolas, famílias iniciam processos de transformação e também dão suporte organizações que já tem atividades em andamento.

Onde estamos: CLIQUE AQUI

Nações alcançadas:

Venezuela

Espanha

Jordânia

Israel

Uruguai

Argentina

Paraguai

Peru

Turquia

Senegal

Gâmbia

Chile

Bolívia

Uganda

Índia

Inglaterra

Moçambique

Países Bálticos: Polônia, Estônia, Letônia, Lituânia

Angola

China

Tailândia

Camboja

Alemanha

São tomé e Príncipe

México

Colômbia

Estados brasileiros alcançados

Roraima

Sergipe

São Paulo

Maceió

Rio Grande do Sul

Piauí

Maranhão

Amazonas

Paraná

Minas Gerais

Bahia

Santa Catarina

Paraíba

Macapá

Amapá

Pará

Mato Grosso do Sul

Rio de Janeiro

Espírito Santo

Distrito Federal

Mato Grosso

Ceará

Rio Grande do Norte

Tocantins

 

Etnias indígenas brasileiras: Paumari, Guadó, Kaingangue, Guarani, Krahoo