Menu

Antes de Fazer Eted

Todos os anos, algumas milhares de alunos passam pelas nossas Escolas de Treinamento e Discipulado. Alguns desejam servir em missões pelo resto da vida, outros, ter uma experiência missionária, outros, desejam apenas crescer em seu relacionamento com Deus, e outros ainda, não tinham mais nada para fazer e resolveram virar missionários (sim, tem gente que realmente tenta fazer isso!).

Antes de fazer ETED, é bom saber de algumas coisas:

Examine as suas razões. Uma boa pergunta a fazer a você mesmo é “Por que desejo fazer este curso?”. Não pense que a fuga de um problema na vida é razão para entrar na vida missionária. Os problemas da vida devem ser enfrentados cara-a-cara, portanto, o fim de um relacionamento, um vestibular mal sucedido, desemprego, crise na igreja, família, ou qualquer outra fatalidade da vida, não devem ser a sua razão para servir em missões. Motivos errados transformam atos corretos em decisões desastrosas.

Observe os pré-requisitos. Para fazer ETED, você precisa ser maior de 18 anos, preencher os formulários de inscrição e ser recomendado pela sua igreja local e pastor. Algumas bases podem solicitar informações adicionais. Os formulários podem ser solicitados diretamente com a base da JOCUM  onde você pretende estudar.

Defina o seu propósito. Tempo integral ou experiência missionária? Acreditamos que todo cristão é um missionário, e deve servir como tal onde estiver. Seja professor, programador, artista, designer, engenheiro ou qualquer outra formação, você pode testemunhar aí mesmo onde está. Você pode até ter uma experiência inicial de tempo integral em missões e retornar para a sua faculdade, trabalho, etc. Não há nada de errado nisso, pois, nem todas as pessoas são chamadas a viver do ministério, contudo, aquelas que são, saberão que são. É importante que isso seja definido para você mesmo e para as pessoas que estão ao seu redor, evitando assim, falsas expectativas demonstradas por falas do tipo: “…. mas ele disse que ia ser missionário e agora voltou…” Em oração, busque conhecer o propósito de Deus, e compartilhe apenas sobre o que você tiver certeza.

Estabeleça laços com a Igreja. Se você está na igreja há anos e é do tipo que nunca “bateu um prego numa barra de sabão“, ou seja, nunca de fato se envolveu responsávelmente com a igreja, não espere que essa, de imediato, acredite no seu possível chamado. O mesmo vale se você é novo na comunidade. Naturalmente, eles precisam ver essa chama viva na sua vida. Envolva-se com a igreja, com o ministério, e assim, eles saberão que, de fato, você leva sério a palavra que o Senhor te deu.

Estabeleça metas. Por quanto tempo desejo me envolver com Missões? Quais são as minhas metas para os próximos anos? Essas metas devem ser estabelecidas em oração. É importante ser realista e fiel ao que estabelecer.

Defina o tipo de treinamento que deseja. Em qualquer base da Jocum no mundo, a ETED tem o currículo igual. Entretanto, existem escolas com focos específicos, como: Missões Urbanas, Comunicação, Esportes, Povos não-alcançados e em outras áreas. Você pode escolher o mais adequado para a sua necessidade.

Estabeleça uma rede de relacionamentos. Ao contrário do que alguns pensam, finanças não é o fator que mais tira pessoas do campo missionário, e sim, relacionamentos. Você irá mais longe se gostar de pessoas e terá menos dificuldades se estabelecer uma rede de parceiros que seguirá fielmente com você no campo missionário. Essas pessoas podem ser familiares, amigos, irmãos, igrejas ou outros. Essa rede irá requerer de você também transparência e compromisso de mantê-los informadas regularmente. Formar essa rede antes de sair para o campo, não significa que outros não farão parte dela depois. Em sua caminhada missionária, muitos o acolherão e abençoarão. Muitas vezes, as pessoas que cooperam com você financeiramente, são aquelas que também oram por você. Isso por uma razão simples: onde estiver o teu tesouro, ali estará o teu coração.

Busque o apoio de sua igreja e de seu pastor. Geralmente, tentativas solitárias de envolvimento missionário não costumam ser bem sucedidas. Por isso, pacientemente, busque o apoio de sua igreja e pastor, no sentido de aprovar e abençoar a sua ida, seja para um projeto de curto prazo, ou para um trabalho de tempo integral em missões. A obra missionária é uma tarefa para ser feita em equipe.

Busque o apoio dos seus pais. Para muitos, esse é um ponto doloroso. Contudo, sair para a vida missionária sem o apoio dos pais é desobediência ao mandamento com promessa. É a família que te garante estabilidade. Algo está errado quando, aqueles que vivem próximos a você, são os que te respeitam menos. Tenha paciência e, com perseverança, busque o apoio e a benção deles. Creia que Deus será fiel em garantir-lhe o apoio necessário. Isso é muito importante.

Planeje o seu orçamento. De antemão, é sempre bom você fazer o levantamento dos custos da empreitada que lhe aguarda. Inclua gastos com saúde, transporte, educação, lazer e demais necessidades básicas de curto, médio e longo prazos. Na medida do possível, procure levantar o valor inicial necessário antes de sair para o campo. Torne isso conhecido perante sua rede de relacionamentos, e creia que o Senhor suprirá o que você precisa. Não é só o missionário que vive pela fé. O justo deve viver pela fé.

Por Adriano Estevam