Como participar da JOCUM?

Como participar da JOCUM?

Muitas pessoas escrevem pra nós perguntando o que é necessário para fazer parte da JOCUM, como a missão funciona etc. Aqui vão algumas informações gerais.

A JOCUM (YWAM) é um movimento internacional de cristãos de várias denominações dedicadas a apresentar Jesus, pessoalmente, a esta geração, utilizando todas as formas possíveis para cumprir essa tarefa, treinando e equipando jovens, para realizarem a Grande Comissão. Como cidadãos do Reino de Deus, fomos chamados para amar, adorar, e obedecer ao Senhor Jesus Cristo, amando e servindo Seu Corpo – a Igreja – e levando Seus ensinos a todos da Terra. Hoje, a JOCUM está em mais de 180 países e conta com cerda de 18.000 obreiros de tempo integral, distribuídos em vários ministérios.

Desde que a JOCUM foi fundada em 1960, por Loren Cunningham, tem-se visto milhares de pessoas ao redor do mundo se envolvendo no cumprimento da ordem de Jesus. Jovens Com Uma Missão é uma agência Missionária Interdenominacional e Internacional, de caráter filantrópico e empenhado na mobilização de jovens de todas as nações para a Grande Comissão. No Brasil, o trabalho da Jocum teve início em 1975, com o casal Jim e Pamela Stier, em Contagem – MG. Hoje temos 60 Escritórios e Centros de Treinamento Missionário espalhados por todas as regiões do Brasil, e mais de 1.300 voluntários servindo em tempo integral.

Você pode se envolver com a Jocum sendo voluntário, participando de campanhas e cursos de curta duração ou se envolvendo em nosso quadro de obreiros, ou seja, se tornando um de nossos missionários. Basta que você entre em contato com base de sua preferência. Podemos auxiliá-lo nessa escolha, considerando seu perfil profissional e ministerial.

Nas bases da JOCUM existem princípios e valores comuns, mas forte flexibilidade em termos de perfis ministeriais, ênfases e especialidades. O perfil dos obreiros da JOCUM é bastante variado, de parteiras, plantadores de Igrejas, de técnicos em TI a obreiros trabalhando com crianças em situação de risco.

Para ser missionário da JOCUM você precisa, inicialmente de alguns pré-requisitos: ser cristão, estar em plena comunhão com a Igreja, ter carta de recomendação pastoral e ter no mínimo 18 anos. Com esses pré-requisitos, você deverá cursar a Escola de Treinamento e Discipulado (ETED). Essa escola é a porta de entrada na JOCUM. Você pode cursar ETED no Brasil ou fora dele, após o término satisfatório da ETED, trabalhar em qualquer base de JOCUM.

O Currículo da ETED, basicamente, é direcionado para o perfil vocacional do candidato e para seu próprio relacionamento com Deus. O aluno é, pessoalmente, discipulado por missionários mais experientes que irão ajudá-lo na descoberta de habilidades, de talentos e dons para o serviço cristão, tanto na obra missionária, como na vida cristã. A escola é integral, você deverá morar na base que escolher cursar a escola.

A Escola tem duração de 5 meses, sendo que desses, 3 formam o período chamado Teórico e 2 contitúem-se no chamado Prático – período quando as equipes são enviadas para trabalhos específicas em Igrejas e Comunidades locais, no Brasil ou no Exterior. É necessário que o aluno esteja conosco, em tempo integral, durante todo o período da ETED. Você devera escolher uma base e ver o calendário da mesma.

Com relação a valores, cada base tem uma realidade, mas os valores, quase sempre incluem alimentação, hospedagem e o curso. Isso acompanha geralmente o perfil de cada cidade e o custo de vida da mesma. Veja onde estão localizadas as nossas bases no Brasil.

A JOCUM é chamada para viver um sistema de sustento construído sobre as bases de rede de relacionamentos pessoais. Dependemos de Deus através do seu povo para nossas provisões, tanto corporativa, quanto individualmente. Cremos que esse sistema pessoal promove responsabilidade, interdependência, comunicação e muita oração. O mantenedor é envolvido no processo, como um parceiro de ministério. Deus tem sido muito generoso conosco, assim, é nosso desejo também, sermos generosos. Os jocumeiros dão a si mesmos, seu tempo e talentos para o Senhor, por meio da Missão.

Cada base também tem sua realidade em termos de tipos de ETED (algumas são bilíngües, outras com foco em esportes radicais, outras crianças de rua, etc). Também se pode selecionar algumas e enviar e-mails para aguardar um retorno de informações. Após a ETED, que pode ser feita fora do Brasil, você pode se vincular também a outras bases da JOCUM no mundo.

Nesse momento, é de fundamental importância a base relacional da Igreja local em enviar o missionário aspirante, bem como o movimento relacional que isso gera, ou seja, que a Igreja como um todo se sinta participando da expansão do Reino ao enviar um obreiro ao campo. A JOCUM tem grande satisfação em trabalhar em parceria com comunidades cristãs.

Praticamente em todas as bases da JOCUM existe a ETED, você pode escolher qualquer uma para fazer sua. Nossa sugestão é que você submeta ao Senhor essa escolha. Após isso, escreva para a base e solicite o formulário de inscrição para a ETED.

Caso ainda tenha alguma dúvida, FALE CONOSCO. Estamos à sua disposição.

Publicado originalmente em www.jocumeiros.com

Em JOCUM desde 1996, é casado com Carmen e pai de Heitor, Sofia e Danilo. Está envolvido em vários projetos de Comunicação e TI e ao lado de sua família trabalha na Equipe Global do CENTRO GENESIS.