Menu

Como participar da JOCUM? Categorias:
Artigos, Notícias

Muitas pessoas escrevem pra nós perguntando o que é necessário para fazer parte da JOCUM, como a missão funciona etc. Aqui vão algumas informações gerais.

A JOCUM – Jovens Com Uma Missão –  é um movimento internacional de cristãos de várias denominações dedicadas a apresentar Jesus pessoalmente, a esta geração, utilizando todas as formas possíveis para cumprir essa tarefa, treinando e equipando jovens para realizarem a Grande Comissão. Como cidadãos do Reino de Deus, somos chamados para amar, adorar, e obedecer ao Senhor Jesus Cristo, amando e servindo Seu Corpo – a Igreja – e levando Seus ensinos a todos da Terra. Hoje, a JOCUM está em mais de 180 países e conta com cerda de 18.000 obreiros de tempo integral, distribuídos em vários ministérios.

Desde que a JOCUM foi fundada nos Estados Unidos com o nome “Youth With a Mission – YWAM“, em 1960 por Loren & Darlene Cunningham, milhares de pessoas ao redor do mundo tem se envolvindo no cumprimento da ordem de Jesus. No Brasil, o trabalho da Jocum teve início em 1975, com o casal Jim e Pamela Stier, em Contagem – MG. Hoje temos 67 Escritórios e Centros de Treinamento Missionário – chamados de Bases – espalhados por todas as regiões do Brasil, e mais de 1.500 voluntários servindo em tempo integral.

Como Envolver-se

Você pode se envolver com a Jocum sendo voluntário, participando de campanhas, impactos e seminários de curta duração ou envolvendo-se em nosso quadro de obreiros, isto é, tornando-se um de nossos missionários.

Nas bases da JOCUM existem princípios e valores comuns, mas forte flexibilidade em se tratando de perfis ministeriais, ênfases e especialidades. O perfil dos obreiros da JOCUM é bastante variado: de profissionais de saúde, plantadores de Igrejas, técnicos em TI e artistas a obreiros trabalhando com crianças em situação de risco.

Para ser missionário da JOCUM você precisa: ser cristão, estar em plena comunhão com a sua Igreja, ser recomendado pelo seu pastor e ter 18 anos completos (algumas bases oferem exceção ao limite mínimo de idade). Com esses pré-requisitos, você estará apto a solicitar inscrição para a Escola de Treinamento e Discipulado (ETED). Esta curso é a porta de entrada para a JOCUM e você pode escolher cursar a ETED no Brasil ou fora dele. Após o término do curso com aprovação, você poderá servir como missionário em qualquer base de Jovens Com Uma Missão pelo mundo.

A Escola de Treinamento e Discipulado

O Currículo da ETED, é direcionado para o perfil vocacional do candidato e para seu próprio relacionamento com Deus. O aluno é, pessoalmente, discipulado por outros missionários que irão ajudá-lo na descoberta de habilidades, talentos e dons para o serviço cristão tanto na obra missionária, como na vida cristã.

A Escola tem duração de 5 meses, sendo que desses, 3 formam o período chamado Teórico e 2 constituem-se no chamado Prático – período quando as equipes são enviadas para trabalhos específicos em Igrejas e Comunidades locais, no Brasil ou no Exterior. É necessário que o aluno esteja conosco, em tempo integral, durante todo o período da ETED. Assim você deverá morar na base em que escolher participar do treinamento durante todo o período. Detalhes de agenda semanal, atividades de final de semana e folga podem ser obtidos diretamente com a base escolhida para estudar. Não é possível conciliar outras atividades durante o período do curso, como por exemplo estudar em outra instituição de ensino ou trabalhar em outra atividade, pois o curso requer dedicação exclusiva.

Quanto custa a ETED? Cada base tem uma realidade, mas os valores, quase sempre incluem alimentação, hospedagem e o curso. Isso acompanha geralmente o perfil de cada cidade e o custo de vida local. Veja onde estão localizadas as nossas bases no Brasil.

Praticamente todas as bases da JOCUM oferecem a ETED, com ênfases variadas você pode escolher qualquer uma para fazer sua. Nossa sugestão é que você submeta ao Senhor essa escolha. Após isso, escreva para a base e solicite o formulário de inscrição para a sua Escola de Treinamento e Discipulado.

Salários e Benefícios

A JOCUM é chamada para viver um sistema de sustento construído sobre as bases de rede de relacionamentos pessoais. Jovens Com Uma Missão não paga salários a nenhum de seus missionários. Dependemos de Deus através do seu povo para nossas provisões, tanto corporativa, quanto individualmente. Cremos que esse sistema pessoal promove responsabilidade, interdependência, comunicação e muita oração. O mantenedor é envolvido no processo, como um parceiro de ministério. Deus tem sido muito generoso conosco, assim, é nosso desejo também, sermos generosos. Os jocumeiros dão a si mesmos, seu tempo e talentos para o Senhor, por meio da Missão.

Cada base também tem sua vocação ministerial. Isso é refletido também nos chamados Focos Especiais, ou ênfases de ETED (algumas são bilíngües, outras com foco em Esportes Radicais, Crianças em Risco, Artes, Ribeirinhos, Comunicação etc). Você pode escolher o tipo de curso, ou ênfase mais próxima da área em que gostaria de envolver-se em missões.

Neste momento de decisão sobre os próximos passos de sua jornada em missões, é fundamental a sua base relacional com a Igreja enviadora. Você não está indo sozinho, eles estão indo com você.
É importante que a Igreja como um todo sinta-se participante da expansão do Reino ao enviar um obreiro ao campo.
A JOCUM tem grande satisfação em trabalhar em parceria com comunidades cristãs. Recomendamos a leitura de “Antes de Fazer ETED

Caso ainda tenha alguma dúvida, FALE CONOSCO. Estamos à sua disposição.